HOME > Outros > #DensetsuIndica: Pocky & Rocky 2!

#DensetsuIndica: Pocky & Rocky 2!

Imagem da DensetsuIndica PockyRocky2

Pocky & Rocky 2, conhecido no Japão como KiKi KaiKai: Tsukiyo Soushi (奇々怪界 月夜草子, literalmente “Misterioso Mundo Fantasmagórico: Um texto escrito na noite de Luar”), é um jogo do gênero shoot ‘em up (sem naves!) com gráficos e design adoráveis lançado para consoles Super Nintendo em 1994. Desenvolvido e publicado pela Natsume no Japão e nos Estados Unidos, Pocky & Rocky 2 traz diversos elementos de jogos clássicos shoot ‘em up, além de permitir que o jogador se movimente em oito direções devido à visão de cima para baixo da tela.

A franquia começou em 1986 com KiKi KaiKai, um jogo criado pela Taito Corporation exclusivamente para arcade no Japão. Devido ao seu grande sucesso no país, o título recebeu vários jogos para console e PC, entre os mais conhecidos estão os de Super Nintendo: Pocky & Rocky, conhecido no Japão como KiKi KaiKai: Nazo no Kuro Manto (奇々怪界 謎の黒マント, 1992) e sua sequência Pocky & Rocky 2 (1994). Com forte inspiração na cultura japonesa, gráficos extremamente fofos e uma trilha sonora incomparável, Pocky & Rocky 2 vem para abrir o nosso novo quadro: #DensetsuIndica.

Pocky & Rocky 2
Tela inicial

Minha história com a pequena Pocky (ou Sayo, no original japonês), a protagonista de Pocky & Rocky, começou como a maioria dos jogadores brasileiros que conhecem o título: através de um encontro inesperado em uma locadora qualquer. Ganhei meu Super Nintendo quando tinha oito anos e ele veio com um só jogo: Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest, que até hoje é um dos meus jogos de videogame favoritos. Naquela época, apesar de existirem muitas lojinhas que vendiam cartuchos de SNES na minha cidade, meu acesso aos jogos não era tão fácil e raramente ganhava algum título novo de presente dos meus pais. Mas para fazer a minha alegria e a do meu irmão mais novo, todo final de semana minha mãe nos levava para alugar fitas nas locadoras próximas de casa. Por coincidência, a locadora que mais íamos era de uma família japonesa e, como sempre viajavam para o Japão, a quantidade de títulos japoneses existentes para locação era enorme. No meio de tantos, Pocky & Rocky 2 era um deles.

Pocky & Rocky 2
Caixinha do cartucho

Eu e meu irmão sempre alugávamos os mesmos jogos e, na tentativa de fazer com que experimentássemos coisas novas, o dono da locadora sempre indicava títulos diferentes que fossem de dois jogadores. O problema é que a maioria dos jogos estavam em japonês, então nunca entendíamos nada. Com Pocky & Rocky 2 não foi diferente: a primeira vez que joguei só apertei botões, mas isso não foi suficiente para estragar a minha experiência com o jogo. Já de início me apaixonei pela arte e pelos personagens: a protagonista era uma sacerdotisa adorável e um de seus companheiros era um bichinho fofíssimo que parecia um guaxinim, um dos meus animais favoritos. Além disso, os cenários e os inimigos faziam com que eu me sentisse no Japão feudal e, como grande fã da cultura japonesa desde criança, para o meu eu de oito anos isso era incrível. Outro fator extremamente importante para que eu me apaixonasse por Pocky & Rocky 2 foi a trilha sonora: gostava tanto das músicas que até hoje não sei se perdi mais tempo jogando ou parada no menu “opções” escutando a trilha sonora, já que naquela época os jogos tinham uma parte do menu que permitia ouvir todos os sons por lá, incluindo as dublagens.

Pocky & Rocky 2
Menu de opções

Pocky & Rocky 2, assim como todos os outros títulos da franquia, se passa no Japão Feudal e é baseado no folclore e na cultura japonesa, trazendo vários personagens característicos como uma sacerdotisa de um templo xintoísta (Pocky), um Tanuki (Rocky, o “guaxinim”), um Tengu, além de uma série de outros espíritos e monstros da mitologia japonesa como Kappa, Kitsune, Yuki Onna, Konaki Jiji, entre outros.

Pocky & Rocky 2
Yuki Onna (Snow Lady)

A história de Pocky & Rocky 2 começa logo após o final do primeiro jogo para Super Nintendo. Os moradores do vilarejo em que Pocky (Sayo) vive estão participando de um festival da colheita (só lembro do amado Harvest Moon, uma vez que ambos os jogos foram publicados pela Natsume) com a participação da Princesa Luna, que veio direto da Lua para prestigiar o evento junto de seus guardiões coelhos.

Pocky & Rocky 2
Princesa Luna

Tudo estava indo bem, até que o festival foi interrompido por demônios e a Princesa foi sequestrada. Pocky e seus amigos se dirigem até os Sete Sábios para pedir auxílio e são instruídos a seguir em uma aventura para resgatar a Princesa Luna. A partir daí o jogador assume o papel da sacerdotisa Pocky e deverá usar seus pergaminhos de ofuda (que mais parecem cartas de baralho) e sua varinha Gohei para derrotar uma série de inimigos.

Pocky & Rocky 2
Sequestro da Princesa Luna

No decorrer do jogo, Pocky poderá pegar itens para melhorar seu poder de ataque fazendo com que os pergaminhos fiquem maiores, e novas roupas para se proteger de danos. Os itens poderão ser encontrados em baús espalhados pelas fases ou comprados em lojinhas com o dinheiro arrecadado durante o jogo.

Pocky & Rocky 2
Lojinha

Apesar de ser um jogo que permite o modo multiplayer, a jogabilidade entre os jogadores é bem diferente. O Player 1 automaticamente controlará Pocky, enquanto o Player 2 poderá escolher inicialmente entre Rocky, Little Ninja e Bomber Bob, liberando mais personagens jogáveis conforme o andamento do game. Além disso, os ataques de Pocky não são fixos, ou seja, o jogador principal precisará mirar nos inimigos, enquanto o segundo jogador não precisará se preocupar com isso já que seus personagens possuem mira fixa. Infelizmente, existem também algumas fases em que o Player 2 nem aparece, ficando tudo nas mãos do Player 1.

Pocky & Rocky 2
Seleção de personagens

Por último, mas não menos importante, o segundo jogador em Pocky & Rocky 2 atua como um “ajudante momentâneo” para Pocky e poderá morrer infinitas vezes sem afetar o andamento da história, mas se Pocky morrer… é fim de jogo para ambos! Aí surge um diferencial entre a sequência do jogo e o Pocky & Rocky original: dessa vez temos password, ou seja, códigos que podem ser digitados para que o jogador possa continuar de onde parou na próxima vez que for jogar.

Pocky & Rocky 2
Tela de Game Over

Além de usar magia e talismãs, a pequena sacerdotisa poderá se fundir com o personagem do segundo jogador para ganhar novas habilidades momentâneas. E para causar danos maiores, é possível também atirar os personagens do Player 2 nos inimigos. Vamos conhecer um pouco dos personagens e suas habilidades?

Pocky (Sayo)

Pocky & Rocky 2

Pocky é a protagonista do jogo, sempre controlada pelo Player 1. É uma sacerdotisa de um santuário xintoísta que ataca jogando talismãs e balançando uma vara de purificação. Ao se fundir com o personagem do Player 2, uma nova Pocky aparece ganhando novas habilidades e sendo controlada por duas pessoas. Essa transformação dura pouco tempo, pois os personagens morrem se os jogadores não retornarem à sua forma original.

Rocky (o Tanuki, em japonês conhecido como Manuke)

Pocky & Rocky 2

Rocky (chamado de raccoon nas versões inglesas) foi um dos principais protagonistas do original Pocky & Rocky. É o guaxinim amigo de Pocky e também um dos personagens selecionáveis ​​do Player 2. Rocky ataca atirando folhas mágicas nos inimigos e, quando se une à Pocky magicamente, ganha a capacidade de encontrar tesouros escondidos. Ao ser atirado em um inimigo, Rocky se transforma em uma enorme estátua de Tanuki bloqueando ataques temporariamente.

Bomber Bob

Pocky & Rocky 2

Bomber Bob é mais um dos personagens selecionáveis ​​do Player 2. É um homem grande e poderoso que ataca arremessando bolas pesadas a uma distância curta. É extremamente útil para combater um ou dois inimigos grandes, mas não é muito preciso. Ao se fundir com Pocky, Bomber Bob ganha a habilidade de levantar obstáculos rochosos. Quando atirado em um inimigo, ele cria um enorme ideograma japonês causando danos grandiosos naqueles que entrarem em sua área.

Little Ninja

Pocky & Rocky 2

Little Ninja é outro personagem selecionável ​​do Player 2. É tão fofa quanto Pocky, mas não se deixe enganar. É uma garotinha ninja e ataca jogando pequenas facas, além de poder usar uma katana para golpes de perto. Ao se fundir com Pocky, ela ganha a habilidade de abrir baús trancados sem a necessidade de uma chave. Quando atirada em um inimigo, Little Ninja cria um pilar de fogo. Uma curiosidade infeliz é que na capa americana do game, a Little Ninja teve seu design completamente alterado e foi retratada como um menino (observe a caixinha do cartucho e verá do lado direito um garoto de roupa verde).

Tengy

Pocky & Rocky 2

Tengy é um Tengu e também é um personagem selecionável do Player 2, mas não está disponível desde o início do jogo. Tengy pode ser selecionado durante as fases caso o jogador queira trocar de personagem e é o primeiro integrante a se juntar ao time de Pocky. Ataca saltando e atirando folhas e, ao se fundir com Pocky, consegue voar sobre alguns obstáculos e até sob a água para conseguir itens de difícil acesso. Quando atirado em um inimigo, Tengy cria um grande fluxo de energia.

Scarecrow

Pocky & Rocky 2

Scarecrow é um espantalho que se considera muito legal e bonito. Assim como Tengy, não é selecionável desde o início e é o segundo personagem a se juntar ao time de Pocky. Ataca lançando foices que retornam para ele como um boomerang e, ao se fundir com Pocky, consegue dar saltos enormes. Quando atirado em um inimigo ele cria um pilar de energia azul e branca protegendo contra magias inimigas.

Digger

Pocky & Rocky 2

Digger é uma toupeira e se junta ao time de Pocky para evitar perder sua reputação na frente de seus amigos. Assim como Scarecrow e Tengy, Digger não é selecionável desde o início, mas pode ser escolhido caso o Player 2 decida mudar de personagem no meio da fase. Digger ataca convocando outras toupeiras e, ao se fundir com Pocky, consegue andar no subsolo para obter itens. Quando atirado em um inimigo, Digger cria um pilar de escuridão que se origina de um grande buraco.

Ottobot

Ottobot é um poderoso robô voador e também o quarto integrante a se juntar ao time de Pocky. Assim como os anteriores, não pode ser escolhido desde o início, mas o Player 2 poderá seleciona-lo no meio da fase caso queira trocar de personagem. Ottobot ataca lançando mísseis e, ao se fundir com Pocky, ganha as habilidades de voar e levantar objetos pesados. Quando atirado em um inimigo, Ottobot cria uma grande explosão que age de forma semelhante à habilidade especial de Bomber Bob.

Além dos personagens jogáveis extremamente carismáticos e fofos, o jogador irá encontrar vários outros personagens bonitinhos durante o jogo, seja nas lojinhas para comprar itens, nas casinhas para saber mais da narrativa ou até mesmo entre os inimigos, como é o caso da Kitsune, Yuki Onna e dos fantasminhas sorridentes, que também são muito fofinhos.

Pocky & Rocky 2 não é amável somente pela sua arte e inspiração na mitologia japonesa, mas também pela sua trilha sonora que mistura música tradicional japonesa com batidas eletrônicas, se tornando um prato cheio para fãs de cultura oriental. Além disso, muitos dos efeitos sonoros foram trazidos do Pocky & Rocky original, mas com o acréscimo de alguns novos, como os feitiços de transformação e os sons para quando Pocky ataca, recebe dano do inimigo e quando ela pronuncia a palavra “magic”. Entre as músicas que mais me marcaram, essa era (é!) a minha favorita:

Há quem diga que a trilha sonora do primeiro Pocky & Rocky é mil vezes melhor, assim como a jogabilidade que fazia do player 2 um jogador importante e não só um “ajudante momentâneo” da Pocky, e da dificuldade do primeiro jogo ser muito maior que sua continuação. Mas a verdade é que, apesar das diferenças, ambos os jogos são muito bons e merecem ser vistos por todo fã de videogame que se preze. A questão aqui é muito mais pessoal do que qualquer outra coisa e, por isso, Pocky & Rocky 2 para mim é sensacional. Fez parte da minha infância, me fez viajar entre histórias e cenários da cultura oriental e foi um dos jogos que me introduziu ao universo dos jogos de videogame japoneses. Foi a partir dele que a lindinha da Pocky e o fofinho do Rocky trouxeram essa franquia incrível para a minha vida.

Caso você ainda não tenha jogado, Pocky & Rocky e Pocky & Rocky 2 foram lançados no ocidente e podem ser jogados em inglês. Existe também uma continuação para Game Boy Advance lançada em 2001 chamada Pocky & Rocky with Becky que está disponível no Virtual Console do Wii U. Corre lá, aproveita essa trilha sonora maravilhosa e me diz qual dos jogos você mais gostou! 😉

Avatar
Mio
Tradutora, professora, redatora e fundadora da Densetsu. Apaixonada por música, jogos, dorama e cultura japonesa em geral. Mãe de um shiba inu e de um gatinho SRD com muito orgulho. ♥ Suas franquias favoritas são Fatal Frame, Just Dance, Bokujou Monogatari, Catherine, Animal Crossing e The Legend of Zelda.
https://www.densetsugames.com.br/