HOME > Outros > #DensetsuIndica: Pop’n TwinBee!

#DensetsuIndica: Pop’n TwinBee!

#DensetsuIndica sobre Pop'n TwinBee

Um dos consoles que mais me marcaram desde que entrei para o universo dos videogames é, sem sombra de dúvidas, o Super Nintendo. Considerado por muitos fãs como um dos melhores videogames da história da indústria, o SNES possui títulos incríveis que marcaram a infância de muita gente, como Donkey Kong Country, The Legend of Zelda, Super Mario World, Kirby Super Star, Pop’n TwinBee, Bomberman, entre outros.

Comigo não foi diferente, não só por ser o meu primeiro videogame, mas também por me apresentar alguns jogos que até hoje considero como meus favoritos. Cresci em uma época em que as locadoras estavam no auge e alugar jogos para o final de semana era o que fazia a alegria da criançada. Foi assim que conheci Pop’n TwinBee (em japonês ポップン・ツインビー), o jogo de hoje do #DensetsuIndica.

Capa japonesa do jogo Pop'n TwinBee para SNES
Capa japonesa de Pop’n TwinBee

Pop’n TwinBee, assim como Pocky & Rocky 2 que indiquei no primeiro capítulo dessa série, também faz parte de uma franquia que começou nos fliperamas. O primeiro jogo chamado TwinBee foi lançado em 1985 para arcade, NES e MSX. Já o segundo título, Moero! Twinbee: Cinnamon-hakase o Sukue!, saiu em 1986, seguido por TwinBee 3: Poko Poko Daimaou em 1989 e Detana!! TwinBee em 1991, todos para o console NES. Pop’n TwinBee é, tecnicamente, o quinto jogo da série e também o primeiro a sair para Super Nintendo, lançado originalmente em 1993 no Japão.

A história do jogo tem início logo após um chamado de socorro de Madoka, uma garota extremamente meiga e bonita. Ela entra em contato com Pastel e Light, dois pilotos da Elite TwinBee, para que eles salvem o reino agora dominado pelos soldados do exército Donguri-Tai de seu bisavô, Dr. Mardock, um cientista louco que está empenhado em assumir o controle do mundo. Segundo Madoka, nem sempre seu bisavô foi assim, mas se tornou maligno depois de supostamente bater a cabeça. Caberá ao jogador ajudar a aeronave TwinBee, junto de sua irmã WinBee e de seus pilotos Light e Pastel, a salvar o mundo das mãos do Dr. Mardock e trazer de volta a paz da humanidade.

Madoka & Light, personagens de Pop'n TwinBee
Madoka e o piloto Light

Pop’n TwinBee é um shoot ‘em up vertical da Konami com gráficos extremamente coloridos e bonitos, possuindo uma ótima trilha sonora que encaixa perfeitamente com suas sete fases, além das vozes fofinhas para os personagens TwinBee e WinBee, deixando o jogo ainda mais divertido e prazeroso. A jogabilidade é baseada fortemente em Detana!! TwinBee, misturando muitos recursos de seu antecessor para fliperama com elementos únicos do novo título. Assim como no jogo anterior, Pop’n TwinBee também tem suporte ao modo multiplayer permitindo até dois jogadores que poderão controlar TwinBee ou WinBee, as aeronaves irmãs.

Como toda irmã mais velha (e imagino que irmãos mais velhos também sejam assim), nunca gostei de jogar com o Player 2, evitando ao máximo deixar a posição de jogador principal para o meu irmão mais novo. Mas como nem tudo são flores, em Pop’n TwinBee o jogador infelizmente não pode escolher o personagem, sendo o Player 1 obrigado a controlar TwinBee, a aeronave azul, enquanto o Player 2 joga com WinBee, a aeronave rosa. Óbvio que eu queria sempre ser a WinBee, sendo esse um dos poucos momentos em que meu irmão podia ser o usuário do controle 1. Irmãos mais novos às vezes sofrem, né, mas só às vezes.

Light & TwinBee, Pastel & WinBee, do jogo Pop'n TwinBee
TwinBee & Light | WinBee & Pastel

Assim como na maioria dos shoot ‘em up, os personagens possuem tiros infinitos que podem ter seu formato e função alterados através de sinos no decorrer das fases. Além disso, é possível jogar bombas para acertar os inimigos que estiverem no chão. Uma característica singular, no entanto, é a capacidade de bater: as aeronaves vivas possuem dois braços que podem ser utilizados para bater nos inimigos mais próximos. Para ativar essa habilidade, é necessário que o jogador mantenha o botão pressionado para carrega-la, soltando-o somente ao se aproximar do inimigo. Existe também um ataque nuclear limitado em que TwinBee (ou WinBee) libera várias aeronaves menores conhecidas como “Chibi” que atingem todos os inimigos na tela.

Imagem mostrando a habilidade dos "Chibi" em Pop'n TwinBee
TwinBee liberando “Chibi”, as aeronaves menores

Uma das coisas mais legais em TwinBee são os power ups: eles possuem formato de sinos e estão sempre escondidos atrás das nuvens sorridentes que flutuam pelo cenário. Ao atirar nas nuvens, sinos aparecerão pela tela e, dependendo de sua cor, trarão uma habilidade diferente. Os sinos sempre serão dourados, mas suas cores podem ser alteradas ao receberem tiros das aeronaves, permitindo que o jogador escolha a habilidade que deseja. Por exemplo, sinos roxos ou acinzentados dão tiros diferentes, enquanto sinos verdes criam aeronaves menores que irão seguir TwinBee (ou WinBee) pela tela e atirar nos inimigos, e os sinos rosas criam uma espécie de barreira de proteção.

Os sinos sempre aparecem em grande quantidade, tornando difícil atirar e pegar todos eles ao mesmo tempo. O que acontece muitas vezes ao tentarmos nos defender de um inimigo é acidentalmente trocarmos a cor de um sino e perdermos a habilidade que procuramos. Mas pode ficar tranquilo porque isso não é um problema: existem várias outras nuvens durante as fases e o jogador poderá reunir várias habilidades para enfrentar o chefão.

Imagem do gameplay de Pop'n TwinBee mostrando sinos
Power ups em formato de sinos

Jogar TwinBee é uma experiência frenética. A tela é cheia de informações, há inimigos e tiros vindo de todos os lados e também do chão. Perder é muito fácil, mas caso isso esteja prestes a acontecer, o jogo permite que um jogador doe um pouco de sua energia para o outro, algo que fazia muito com meu irmão. Imaginem uma criança de nove anos e seu irmão de cinco anos jogando Pop’n Twinbee, era no mínimo engraçado e desesperador.

Apesar de parecer difícil, o jogo possui vários artifícios que auxiliam o jogador para que ele possa sobreviver o maior tempo possível. Em geral, as aeronaves podem receber vários tiros antes de explodir e existem corações que podem ser encontrados no decorrer da fase para recuperar a vida. Para aqueles que procuram mais emoção, é possível alterar a dificuldade do jogo no menu “Opções”, permitindo que o usuário usufrua de um gameplay ainda mais difícil. Uma característica legal do modo multiplayer é que existe um modo cooperativo em que os inimigos atingem somente o jogador principal, o que é perfeito caso o segundo jogador tenha menos experiência em jogos do gênero.

Imagem do gameplay de Pop'n TwinBee
Primeira fase de Pop’n TwinBee

Infelizmente, a série TwinBee não ficou muito conhecida fora da Terra do Sol Nascente, mas por um bom tempo foi um dos principais lançamentos da Konami no país. Muito mais gracioso do que Gradius (jogo de tiro horizontal também da Konami), os gráficos e personagens coloridos de TwinBee foram o que mais chamaram a atenção do público na época. A sequência Pop’n TwinBee foi a mais bem recebida pelos fãs, fazendo com que a franquia se tornasse ainda mais popular, sendo um dos poucos títulos a ser lançado no ocidente – somente na Europa – e também o último antes da franquia cair na onda das spin-offs e, eventualmente, acabar.

O jogo teve mais de uma série animada para televisão, diversos mangás e até mesmo um programa de rádio. A primeira das animações ficou conhecida como TwinBee and WinBee’s 18 Panic (em japonês ツインビーウィンビーの1/8パニック) e foi lançada em 1994, somente um ano após o lançamento do jogo Pop’n TwinBee. O mais legal de tudo isso é que a abertura do anime é a música tema da primeira fase do jogo, Village Sky, em uma versão cantada especial. Mas já deixo o aviso: se você é muito fã da série assim como eu, essa versão vai te emocionar. Se prepare e confira o vídeo no final do texto!

A verdade é que sempre fui péssima em jogos do gênero shoot ‘em up, mas existem tantos títulos maravilhosos para Super Nintendo que, mesmo morrendo várias vezes e levando muito mais tempo que o normal para conseguir finalizar, me divirto bastante e continuo fã! Tanto é que Pocky & Rocky 2 e Pop’n TwinBee são dois títulos que ocupam a minha lista de jogos favoritos de SNES até hoje. Ambos fizeram parte da minha infância e me marcaram muito, não só pela trilha sonora maravilhosa, mas também pelos personagens extremamente carismáticos e fofos, os inimigos que mais cativam do que assustam e a arte incrivelmente colorida e doce. Se você ainda não conhece o jogo, dê uma chance e tenho certeza que irá se divertir muito!

Caso já tenha jogado Pop’n TwinBee, o que achou do jogo? Conte suas impressões pra gente!
E antes de ir embora não esqueça de assistir a versão cantada de Village Sky abaixo:

Compartilhe:
Avatar
Mio
Tradutora, professora, redatora e fundadora da Densetsu. Apaixonada por música, jogos, dorama e cultura japonesa em geral. Mãe de um shiba inu e de um gatinho SRD com muito orgulho. ♥ Suas franquias favoritas são Fatal Frame, Just Dance, Bokujou Monogatari, Catherine, Animal Crossing e The Legend of Zelda.
https://www.densetsugames.com.br/