HOME > Outros > #Densetsu Indica: Skies of Arcadia!

#Densetsu Indica: Skies of Arcadia!

Densetsu Indica: Skies of Arcadia!

Skies of Arcadia (Eternal Arcadia)

“Moons, give me strength!”

Para o #DensetsuIndica desta semana, vamos explorar os céus com um J-RPG originalmente lançado para Dreamcast: Skies of Arcadia (Eternal Arcadia no Japão)!

Capa da versão americana

Skies of Arcadia foi um J-RPG que me marcou pela ambientação. O mundo dele é vasto e parece vivo, além do fato que você mesmo tem que ir revelando o mapa-múndi. Isso incita a exploração para descobrir mais sobre ele, que é um dos pontos principais oferecidos pelo jogo.

História

Em Skies of Arcadia os continentes são ilhas flutuantes e o transporte é feito com airships. Várias civilizações habitam os continentes, acompanhados das 6 luas nos céus. As luas possuem cores diferentes, cada uma com seu elemento que influenciam o clima e o desenvolvimento de cada continente.

O mundo de Skies of Arcadia

O mundo ainda está em fase de descobertas, com aventureiros por todas as partes em busca de novas terras e, quem sabe, tesouros! Atrás desses tesouros também estão os piratas. Eles são foras-da-lei que atacam outras airships e se dividem em Blue Rogues e Black Pirates.

Os Black Pirates atacam qualquer airship para benefício próprio, saqueando tudo que encontram. Já os Blue Rogues se limitam a atacar airships de guerra, evitando mercadores e airships que não tem como se defender. Os saques são repartidos com a população, dando a eles um status de “Robin Hood”.

E em meio aos Blue Pirates, temos nossa dupla inicial: Vyse e Aika, membros da tripulação do capitão Dyne.

A tripulação de Dyne saqueia exclusivamente as airships da Armada. A Armada é o exército do Valuan Empire, uma das potências mundiais, com tecnologia avançada e o maior poder militar de todos. Autoritária, usa qualquer meio necessário para subjugar os outros e conseguir seus recursos.

Vyse, Aika e Fina

A aventura começa com um saque a uma airship da Armada, onde Vyse e Aika encontram uma refém: Fina (lê-se “faina”). Fina é uma garota misteriosa que não revela sua origem nem seu objetivo, mas é fácil notar que ela tem grande valor para a Armada.

Um dia após os Blue Rogues voltarem ao esconderijo trazendo Fina com eles, a Armada ataca o local deixando tudo em cinzas. Vyse e Aika decidem ir até o Valuan Empire para resgatar Dyne e Fina, levados como reféns.

Depois de um resgate milagroso no continente inimigo, Fina revela sua missão: obter os 6 Moon Crystals antes do Valuan Empire. Com os Moon Crystals em mãos eles teriam o poder de invocar os Gigas, poderosos golems usados como armas de destruição em massa no passado que quase causou a extinção das civilizações.

A partir daí, Vyse se torna capitão de seu próprio navio, junta-se a novos companheiros e inicia seu sonho: aventurar-se pelo mundo, indo a lugares distantes e descobrindo novas civilizações. Tudo isso sempre com a Armada atrás deles, na corrida pelos Moon Crystals!

Personagens

 

Vyse

Vyse

Vyse é filho de Dyne, um Blue Rogue, e atua junto com o pai nos ataques a outras airships. Sempre otimista e com senso de liderança, sonha em ter sua própria airship e explorar o mundo um dia. Suas armas são duas alfanges.

Aika

Aika

Aika perdeu os pais quando criança e foi adotada por Dyne. Apesar disso, possui uma personalidade ativa e animada. Está sempre junto com Vyse nos saques e luta com um bumerangue (maior que ela…).

Fina

Fina e Cupil

Fina, ao contrário de Vyse e Aika, é mais quieta e introvertida. Honesta e determinada, está sob uma missão secreta que nem ela mesma sabe os detalhes. Sem força física, ela luta com seu mascote Cupil. Ele pode se transformar em vários objetos como espadas, lanças e martelos, mas quando não está em combate ele se transforma em um bracelete para Fina.

Drachma

Drachma

Um velho ranzinza com um braço metálico que ele usa nos combates. Seu objetivo de vida é se vingar de Rhaknam, uma baleia gigante que matou seu filho. Enquanto perseguia Rhaknam, ele resgata Vyse e Aika e se une a eles contra a Armada.

Gilder

Gilder

Estiloso e sempre atrás das mulheres, Gilder também é um Blue Rogue e se diverte desafiando o Valuan Empire. Apesar do estilo de vida despreocupado, ele é um dos piratas mais procurados pelo Valuan Empire e possui muita experiência como pirata. Gilder luta com duas pistolas.

Enrique

Enrique

Príncipe carismático do Valuan Empire com um forte senso moral e de justiça, Enrique questiona os métodos do império e se rebela contra ele, tomando o lado dos Blue Pirates. Sua arma é uma rapier.

Valuan Armada

Valuan ArmadaComandado pelo Lord Galcian, é composto por mais 6 almirantes que obedecem à imperatriz Teodora. São os principais antagonistas e sempre estão atrás de Vyse e seus companheiros.

 

Gameplay

O sistema de batalha de Skies of Arcadia é dividido em 2 tipos: em terra e no ar.

Batalha em Skies of Arcadia

A batalha em terra ocorre durante a exploração de dungeons e outros locais, em um sistema de turnos com até 3 personagens . Os principais elementos estratégicos são as cores e a barra de Spirit.

As cores influenciam as resistências e fraquezas de cada um. É possível trocar a cor dos seus personagens livremente, buscando aumentar a efetividade dos seus ataques ou diminuir o dano recebido.
(por curiosidade, a tabela de resistências/fraquezas do manual do jogo vinha errado…)

A barra de Spirit fica no topo da tela e é compartilhada pelos 3 personagens. Ela enche aos poucos a cada rodada e é necessária para usar as Skills, que podem ser tanto ofensivas como defensivas. Há também um comando Focus onde o personagem se concentra para aumentar a barra de Spirit.

Batalha de airships em Skies of Arcadia

A batalha no ar é com a airship e, embora também seja por turnos, possui alguns elementos próprios. O principal diferencial é que é possível ver como serão os turnos seguintes e decidir a ordem dos seus personagens, tornando o planejamento a parte mais importante nesse tipo de batalha.

As airships possuem várias armas e também usam a barra de Spirit para poder atacar. Há momentos onde é possível atirar com seu canhão especial, o que muitas vezes decide se você vai ter sucesso na batalha ou não.

Seus personagens também podem usar magias durante a batalha e você ainda tem os membros da sua tripulação para ajudar. Parece complicado, mas a batalha flui bem depois de experimentar algumas vezes.

 

Discoveries

O mundo ainda é desconhecido e há muito o que se explorar. As Discoveries são locais ou referências que você encontra pelo mapa e recebe uma recompensa por ela. Este é um dos principais motivos para abrir todo o mapa no jogo!

No entanto, Vyse não é o único explorador do mundo. Há vários exploradores e é uma corrida para quem achar as Discoveries primeiro. Se você demorar para achar uma, outro explorador pode descobrir primeiro e o crédito irá para ele,!

 

Reputação

Durante o jogo você irá fazer escolhas que irão afetar sua reputação como Blue Rogue. Dependendo da reputação, Vyse irá receber um título diferente, como “Vyse, o covarde” ou “Vyse, o herói”.

Decisões heróicas e de bravura são recompensados com uma reputação maior, enquanto decisões covardes irão baixar sua reputação.

 

Skies of Arcadia Legends

Skies of Arcadia Legends (Gamecube)

Com o fim do Dreamcast, a versão “Legends” foi anunciada para Gamecube e Playstation 2. A versão PS2 acabou sendo cancelada, mas a versão Gamecube foi lançada em 2002 no Japão e 2003 no ocidente.

Legends conta com algumas correções como a redução de batalhas aleatórias (que eram muitas na versão original. MUITAS. AAAAH!!), novos bosses e quests!

Uma parte dele teve que ser reprogramado também, já que o jogo original usava o VMU (um memory card com uma tela e controle) do Dreamcast para certas funções.

No entanto, por ser mais um port do que um remake os gráficos se mantiveram, o que desagradou um pouco as publicações da época. Ainda assim, os reviews foram favoráveis à história e o gameplay!

 

Conclusão

Considerado um dos melhores jogos de Dreamcast, Skies of Arcadia é um jogo que ainda seria muito bem recebido nos dias de hoje.

Mas aqui vem a parte triste: Skies of Arcadia é um J-RPG fantástico que ficou no passado. Depois do port do gamecube não houve mais versões e é difícil encontrá-lo hoje em dia.
(Nem eu tenho mais o jogo… triste)

Há alguns indícios de que a Sega não esqueceu da série: Vyse, Aika e Fina fazem uma participação especial em Valkyria Chronicles, um tactical RPG da Sega que também possui um anime. No jogo, eles são personagens opcionais da Squad 7.

Vyse, Aika e Fina em Valkyria Chronicles

E além de Valkyria Chronicles, Vyse aparece também em Sonic & All-Stars Racing Transformed como personagem jogável! O jogo possui até mesmo uma pista de corrida ambientada em Skies of Arcadia!

Airships em Sonic & All Stars Racing Transformed

Então, quem sabe um dia poderemos visitar os céus de Arcadia de novo? Por favor? Sega??

Por ser difícil de encontrar hoje, caso cruze com esse jogo não pense duas vezes! Indico ele para todos que gostam de J-RPGs e querem explorar um mundo novo!

E para finalizar, fiquem com uma das principais músicas de Skies of Arcadia!

Compartilhe:
Densetsu
Densetsu
Se você gosta de escrever, é fã de jogos eletrônicos japoneses e gostaria de ver o seu texto publicado em nosso site, entre em contato conosco através do Facebook/Twitter ou envie o seu texto através do e-mail contato@densetsugames.com.br!
https://www.densetsugames.com.br