HOME > Especiais > Phantasy Star Online 2 | Um START para novos ARKs

Phantasy Star Online 2 | Um START para novos ARKs

Imagem de Phantasy Star Online 2

Oito anos após seu lançamento inicial no Japão, o MMORPG Phantasy Star Online 2 finalmente está chegando ao ocidente através de um servidor norte-americano para Xbox One e PC via Steam e Windows 10.

Com um beta aberto já disponível no atual console da Microsoft, este é o melhor momento para uma introdução à jornada pela qual futuros agentes ARK percorrerão para proteger o universo. Conheça abaixo um pouco mais do que lhe aguarda em suas aventuras intergaláticas!

ARKs: Guardiões do Universo

Screenshot de Phantasy Star Online 2

PSO2, como o título é carinhosamente chamado por sua ávida base de fãs, acompanha a história dos ARKs, um grupo especial de agentes capazes de utilizar “Photons”. Sua missão é encontrar planetas habitáveis e acabar com a influência malévola e destrutiva de criaturas conhecidas como Falspawn. No papel de um novo recruta, caberá a você, o jogador, ajudar outros membros do grupo a deter qualquer ameaça emergente através de várias missões.

Antes de partir para sua jornada espacial, no entanto, é necessário escolher a raça do seu personagem. No game, quatro diferentes espécies estão disponíveis logo de início, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens.

Raças

Tela de criação de personagem de Phantasy Star Online 2

  • Human – Sendo a mais tradicional de todas as raças, os humanos têm os atributos mais equilibrados de todos e são bons para qualquer classe. No enredo, são reconhecidos como a espécie dominante e representam a maior parte dos personagens encontrados na história.
  • Newman – Comparáveis a elfos, Newmans se especializam em habilidades mágicas e possuem o melhor valor de “ataque técnico” (T-Atk), atributo utilizado no cálculo de dano mágico. Jogadores que apreciam o estilo de jogabilidade com “magos”, mas não gostam tanto das orelhas pontudas, recebem a opção de torná-las menos conspícuas.
  • Cast – Com seus corpos mecanizados, os Casts se provarão a raça favorita dos fãs de robôs. Esse grupo é o ideal para aqueles que desejam dominar as armas de longa distância e aguentar dano pesado, graças a um nível de defesa elevado. Na criação de personagem, é possível customizar cada peça mecânica e até criar uma criatura robótica mais humanoide.
  • Dewman – Esta é, certamente, a raça mais distinta do jogo. Dewmans usufruem de um nível alto de ataque que é contra-balanceado por uma baixa defesa, requisitando grande habilidade de jogadores que desejam fazer mais do que deitar moribundos no chão. Além disso, os membros dessa espécie também se destacam por sua aparência chifruda, esbanjando olhos heterocrômicos.

Classes

Captura de tela de cutscene de Phantasy Star Online 2

Escolhida uma raça, chega a hora de determinar a classe do seu personagem, das quais existem nove que podem ser facilmente alternadas a qualquer momento. Adicionalmente, uma subclasse pode ser selecionada, concedendo bônus de atributos que possibilitam o uso de certas habilidades.

As classes disponíveis são:

Screenshot de Phantasy Star Online 2Hunter – A icônica classe “tank”, especialista em combate corpo-a-corpo e focada nos atributos de S-Atk (ataque à curta distância), defesa e pontos de vida. Essa é a categoria ideal para novatos e também é considerada a melhor subclasse, graças às suas habilidades de sobrevivência. O “caçador” utiliza espadas, lanças ancoradas e “partizans” (lanças mais tradicionais).

Ícone de Phantasy Star Online 2Ranger – A classe perfeita para aqueles que gostam de ataques à longa distância ou de providenciar suporte a aliados. Os Rangers podem usufruir de “Weak Bullet”, uma das habilidades mais úteis contra chefes, o que os torna sempre bem-vindos em grupos de jogadores. As armas de escolha desses atiradores são rifles e bazucas.

Ícone de Phantasy Star Online 2Force – Os magos do jogo são usuários de poderosas habilidades mágicas (techs) que causam dano elemental. Infelizmente, por trás de todo esse poder existe uma defesa baixa que torna esses guerreiros extremamente vulneráveis. Suas ferramentas de batalha são cajados e as arremessáveis “Talis”, tipos de cartas jogadas no mapa para a invocação de feitiços.
Captura de tela de cutscene de Phantasy Star Online 2

Ícone de Phantasy Star Online 2 Fighter – Outra classe de ataques à curta distância. No entanto, diferente dos Hunters, Fighters têm um foco ainda maior em ataque, sendo perfeitos para causar dano alto contra inimigos. Dito isso, um alto nível de habilidade é requerido para que um jogador domine essa categoria. Suas armas são manoplas, adagas gêmeas e sabres duplos.

Ícone de Phantasy Star Online 2 Techter – A classe de suporte do jogo. Os Techters se provam os mais necessários para as principais missões em equipe, já que possuem habilidades de melhorias de atributos e cura para seus aliados. Em adição, essa categoria de guerreiros também possui um bom poder ofensivo, graças aos fortes ataques à curta distância provenientes de suas varinhas.

Ícone de Phantasy Star Online 2 Gunner – Esse é o estilo perfeito para quem busca causar grandes explosões de dano de uma só vez contra inimigos. Apesar de suas armas aproveitarem o atributo de “R-Atk” (ataques à longa distância), jogadores precisarão se aproximar de seus adversários para realmente fazer a diferença. Além de rifles, Gunners também gostam de usar pares de metralhadoras.

Screenshot de Phantasy Star Online 2

Ícone de Phantasy Star Online 2 Braver – A primeira classe híbrida do jogo. O estilo Braver permite que você escolha duas formas diferentes de jogar: atacando de perto com uma katana ou à distância com arco e flechas. É possível utilizar essas duas armas em conjunto, mas é recomendável que o usuário foque em apenas uma. Novatos se beneficiarão mais ao optar pela lâmina, graças às úteis habilidades de sobrevivência da arma.

Ícone de Phantasy Star Online 2Bouncer – Uma classe de mobilidade aérea, perfeita para enfrentar inimigos voadores e atravessar plataformas. Apesar de poder atacar com habilidades mágicas, essas magias não são lá tão efetivas quanto as de outras categorias de “magos”, tornando preferível o foco em botas a jato e lâminas duplas.

Ícone de Phantasy Star Online 2Summoner – A mais distinta classe do jogo. Os Summoners utilizam “Takts” para comandar criaturas destinadas a ataques. Para poder jogar com esse tipo de personagem, é necessário adquirir o ovo de um dos nove tipos diferentes de animais domáveis. Assim, com seu bichinho de estimação, é possível atacar inimigos à distância, deixando que seu pequeno companheiro faça o trabalho.

Screenshot de Phantasy Star Online 2

Além das nove classes descritas acima, existem ainda outras três adicionais no servidor japonês. No entanto, por ora, vamos manter o foco no conteúdo que já estará disponível de início no lançamento ocidental. Quem sabe no futuro surja a oportunidade de falar dessas categorias extras.

Ademais, o que você precisa saber sobre as classes é que todas foram feitas pensando em um tipo diferente de jogador, providenciando, assim, algo para todos. Certamente você encontrará seu estilo ideal.

Hora da ação

Screenshot de Phantasy Star Online 2

Finalmente, com o personagem devidamente criado, chega a hora de dar início à diversão. Sua vida na base espacial — que serve como a central de todos os jogadores — será simples, se resumindo em completar missões para ganhar mesetas, a moeda do jogo, e pontos de experiência.

Com o dinheiro recebido como recompensa pelas quests, o jogador pode comprar novos itens e aprimorar armas, armaduras e pets. Felizmente, também é possível adquirir esses equipamentos através de espólios de inimigos.

No entanto, não só de tarefas do tipo vive um ARK, já que também é possível aproveitar os mini-games do cassino de sua nave ou participar de eventos musicais que acontecem em horários marcados. Além das missões, certos NPCs estarão a postos para oferecer uma grande variedade de mini-objetivos dentro de fases, com recompensas incluindo o desbloqueio de novos cenários exploráveis e muito mais.

Importante é Star na moda

Screenshot de Phantasy Star Online 2

Equipamentos representam apenas uma parte das opções de customização do MMO. Seu personagem pode ser personalizado com uma variedade de penteados, cores de olhos, tamanho, cor de pele, roupas e acessórios. As vestimentas por si só são muito importantes, já que é possível se vestir em vários estilos — desde lolitas até opções mais futurísticas.

Combinando diferentes estilos de roupas, seu personagem por ter um toque especial que o tornará realmente único em meio a tantos outros. É possível até mesmo modificar as proporções de seus acessórios, adicionando ainda mais às opções de customização.

Se você é da raça robótica dos Casts, por exemplo, diferentes peças de corpo podem ser adquiridas, lhe permitindo assumir uma grande variedade de formas e tamanhos, quem sabe até se tornar um verdadeiro mecha.

Screenshot de Phantasy Star Online 2

Com tantas opções, Phantasy Star Online 2 se prova uma ótima plataforma gratuita de diversão com amigos. O beta aberto do servidor norte-americano já começou, exclusivamente para Xbox One. Assim, se você possui o console, não deixe de experimentar a vida como um agente ARK enquanto o título não chega para Steam e Windows 10.

No Japão, o jogo também se encontra disponível para PC, PlayStation 4, Nintendo Switch e PS Vita.

Compartilhe:
Tai
Tai
Estudante de jornalismo, fã de café e dono do canal Carinha que Joga. É um fã incondicional de Sonic, tendo Sonic Adventure 2 como seu jogo favorito de toda a franquia. Gosta de quase todos os estilos de games, sendo principalmente um grande fã de JRPGs. Breath of Fire IV e Final Fantasy VIII são 2 de seus RPGs favoritos. Também curte a série MGS, Blazblue, Persona, Megaman e outras.