HOME > Outros > Reggie Fils-Aime dá seu primeiro discurso desde que deixou a Nintendo

Reggie Fils-Aime dá seu primeiro discurso desde que deixou a Nintendo

Reggie Fils-Aime, o ex-presidente da Nintendo of America, recebeu um prêmio honorário da Ringling College of Art and Design no estado norte americano da Flórida, onde fez seu primeiro discurso após sua aposentadoria.

Durante o evento eram esperados vários estudantes de design, desenvolvimento de jogos e semelhantes. A universidade privada que sediou a cerimônia é bem tradicional e existe desde 1931, sendo uma filial do famoso Southern College em Orlando, nos Estados Unidos.

Ao receber o prêmio, o ex-presidente disse que deveria ter sido chamado ao palco como “Doctor Regginator”, apelido dado carinhosamente pelos fãs da Nintendo durante suas apresentações icônicas e cheias de carisma em diversas E3, como na edição de 2014 quando disse em pleno torneio de Smash Bros. que iria “chutar a bunda” de um dos jogadores.

Após essa declaração única, Reggie Fils-Aime começou seu discurso apontando os cinco pilares que possibilitaram seu sucesso:

  • O que acontece a você depende de você
  • A vida é difícil, então vá fundo
  • Esteja aberto às alternativas
  • Abrace seu medo
  • Viva o momento e divirta-se no caminho

Além disso, o ex-presidente da Nintendo também falou de sua infância difícil no Bronx, o que emocionou boa parte da platéia.

Era uma vizinhança difícil e a área continua economicamente deprimida hoje em dia. Meu pai trabalhava em dois empregos, essencialmente 14 horas por dia para conseguir o suficiente para tirar minha família do Bronx à uma pequena casa em Long Island, New York.

O ponto chave da nossa mudança para fora daquela área deprimida aconteceu numa manhã de domingo quando minha família se preparava para visitar nosso lago favorito no norte de New Jersey.

Enquanto meu irmão e eu nos preparávamos para descer os cinco lances de escada do nosso prédio, minha mãe nos puxou de lado. ‘Quando descermos as escadas eu quero que vocês olhem para cima e não para baixo, façam isso por mim’ ela disse para nós.

Então o que dois garotos de 7 e 9 anos fazem? Descemos as escadas olhando para baixo a cada passo e imediatamente vimos o que nossa mãe não queria que víssemos: gotas de sangue na escada que mais tarde se tornaram poças maiores. Soubemos que alguém havia sido esfaqueado na cobertura do edifício. E a pessoa tinha sangrado enquanto descia os cinco lances de escada para fora da estrutura. A pessoa sobreviveu pelo que soubemos, mas minha família estava fora daquele edifício no verão seguinte. A vida é difícil.

Ao final do discurso, Reggie falou de medos racionais e irracionais, encorajando os futuros profissionais ali presentes a seguirem os cinco pilares citados por ele no início. O ex-presidente também reforçou a importância de não se deixar levar pelos seus medos.

Vocês farão coisas que nenhum tecnocrata, titã de Wall Street, oficial eleito ou executivo jamais faria. Vocês farão arte que elicita reações emocionais. Uma risada, um sorriso, talvez até uma lágrima. Vocês são os criadores.

A flexibilidade de Reggie com áreas de atuação também foi citada como uma das principais características de sua carreira que tornaram possível sua chegada à presidência da Nintendo of America.

Caso tenha conhecimento de inglês, o discurso na íntegra poderá ser visto aqui.

Compartilhe:
Willyan Cavalcanti
Willyan Cavalcanti
Paleógrafo, agente de imigração aérea e escritor. Completamente apaixonado por cultura asiática como um todo, especialmente japonesa e chinesa. Budista mais desequilibrado da face da terra que joga Splatoon 2 como se fosse uma final de copa do mundo e chora lendo mangás desconhecidos. Morre de amores por Persona, Splatoon, Love Plus e Pokémon.