HOME > Outros > Conheça VR Zone Shinjuku: uma janela para o futuro da realidade virtual

Conheça VR Zone Shinjuku: uma janela para o futuro da realidade virtual

De uns anos pra cá, a tecnologia e experiências de realidade virtual (VR) têm chamado bastante atenção e ganhado mais e mais espaço com título como Summer Lesson, Resident Evil 7: biohazard, Megadimension Neptunia VIIR e outros.

Apesar de os óculos VR e outros acessórios ainda não estarem com um preço acessível a todos, é difícil não ter pelo menos um pouco de curiosidade sobre alguns títulos.

Para quem gosta de jogos japoneses e possui essa curiosidade sobre realidade virtual, um bom lugar para visitar no Japão é a VR Zone Shinjuku, o “paraíso” da realidade virtual em Shinjuku, Tóquio.

Vamos conhecer um pouco dessa área de recreação virtual!

VR Zone: Origem e Evolução

Foto da VR Zone do shopping DiverCity Tokyo Plaza
VR Zone: Project i Can no DiverCity Tokyo Plaza.

A VR Zone é um projeto organizado pela Bandai Namco Entertainment, em parceria com outras empresas. Sua primeira “versão”, “VR Zone: Project i Can” surgiu como uma pequena área no shopping DiverCity Tokyo Plaza em 2016, dando um gostinho do que viria a ser um dos maiores estabelecimentos de entretenimento no Japão.

Foto da entrada da VR Zone Shinjuku.
VR Zone Shinjuku. (Foto por Ollie Barder, Forbes)

Finalmente, em julho deste ano, a Bandai Namco pôde abrir as portas da VR Zone Shinjuku, com múltiplos títulos de realidade virtual exclusivos para serem jogados por lá. E, sendo a Bandai Namco, é de se imaginar que a empresa teria atividades relacionadas a animes famosos.

O interior de prédio é incrível, com projeções enfeitando o lugar junto de uma arquitetura maravilhosa.

Interior da VR Zone Shinjuku.
Como se a realidade virtual estivesse invadindo a nossa.

 

Atividades

 

Dragon Ball VR: Hiden Kamehameha (2 – 4 pessoas)

Poster de Dragon Ball VR: Hiden Kamehameha

E já começamos com um título de anime famoso! Como dá pra perceber pelas imagens, Dragon Ball VR: Hiden Kamehameha permite que fãs do anime possam finalmente realizar seus sonhos de infância de soltar o famoso golpe “Kamehameha” com suas próprias mãos.

Equipamento e imagens de gameplay de Dragon Ball VR na VR Shinjuku Zone.

Jogadores serão ensinados pelo protagonista Goku a liberar seu poder, e então o cenário estará pronto para ser destruído com rastros da destruição causada pelas ondas de energia soltadas por todos os usuários da atividade. 

Hanechari (1 – 4 pessoas)

Poster de Hanechari

Nesta atividade, jogadores serão colocados no controle de uma bicicleta com asas. O objetivo é pedalar para continuar voando através de um lindo cenário.

Equipamento e imagens de gameplay de Hanechari na VR Shinjuku Zone.

Conforme passam por montanhas, cachoeiras e desviam de colinas rochosas, jogadores poderão experienciar o vento e a adrenalina de vôo com ajuda de uma máquina sensorial especialmente desenvolvida.

Mario Kart Arcade GP VR (4 pessoas)

Poster de Mario Kart Arcade GP VR

Esse talvez seja um dos mais interessante! É um pouco difícil de imaginar Mario Kart em realidade virtual, considerando sua jogabilidade. Mas a Bandai Namco e a Nintendo conseguiram e desenvolveram esta atividade muito bem elaborada.

Equipamento e imagens de gameplay de Mario Kart Arcade GP VR na VR Shinjuku Zone.

O jogo continua com armadilhas familiares aos jogos Mario Kart, com inimigos populares como as “plantas piranhas”. Jogadores devem dirigir seus karts e atacar outros jogadores com alguns itens icônicos da série.

Evangelion VR: Tamashii no Za (3 pessoas)

Poster de Evangelion VR

Como grande fã da franquia Evangelion, devo dizer que esse é o que mais me chama atenção. Evangelion VR: Tamashii no Za permite que até três jogadores assumam o papel de um dos três personagens principais do anime (Shinji, Rei e Asuka) para entrarem em seus robôs gigantes especiais EVA e enfrentem um inimigo aterrorizante do filme Rebuild of Evangelion 2.0: You Can (Not) Advance.

Equipamento e imagens de gameplay de Evangelion VR na VR Shinjuku Zone.

Experienciando tudo em cadeiras iguais às do plug de entrada dos EVAs no anime, jogadores experienciam tudo: desde a imersão no misterioso líquido LCL, até a sincronização com seus robôs, e por fim a batalha contra o 10º Angel.

 

Dasshutsu Byōtō Omega (4 pessoas)

Poster de Omega

É claro que não poderia faltar uma experiência de terror em realidade virtual, não é mesmo?

Equipamento e imagens de gameplay de Omega na VR Shinjuku Zone.

De dois até quatro jogadores devem adentrar um hospital abandonado juntos e eventualmente escapar ao descobrir a maldição que lá reside.

Kyōryū Survival Taiken: Zetsubō Jungle (4 pessoas)

Poster de Kyoryu Survival Taiken

Um avião sofreu um acidente e caiu em uma floresta proibida onde dinossauros ainda existem. Agora, cabe a você buscar por sobreviventes na escuridão.

Equipamento e imagens de gameplay de Kyoryu Survival Taiken na VR Shinjuku Zone.

Montados em segways, jogadores devem se aventurar na floresta e fugir de dinossauros acompanhados dos gritos de seus companheiros enquanto a bateria de seus diciclos se esgota.

Mobile Suit Gundam: Senjō no Kizuna – VR Prototype Ver. (1 – 8 pessoas)

Poster de Gundam Senjo no Kizuna

Possivelmente a maior atividade atualmente por lá, a experiência aparentemente ainda está em fase de testes e talvez possa aparecer novamente no futuro. Por enquanto, a atividade estreou esta semana (10 de novembro) e continuará até 9 de janeiro de 2018.

Equipamento de Gundam Kizuna na VR Shinjuku Zone.

De forma semelhante a Evangelion VR, jogadores assumem o controle de robôs gigantes, desta vez, obviamente, da franquia Gundam, e participam de batalhas espaciais em uma cadeira que se move de acordo com os movimentos do jogo.

e muito mais!

Ainda mais atividades de realidade virtual estão disponíveis no local e outras ainda estão por vir, como a arena futurista de batalha Ghost in the Shell ARISE: Stealth Hounds, onde até 8 jogadores participam de partidas 4-contra-4.

Caso você fique cansado das atividades de realidade virtual, você ainda pode participar de atividades diferentes como o Panic Cube, onde de 2 a 4 pessoas se encontrarão confinadas em uma prisão onde devem completar certos desafios para escaparem. Enquanto isso, um balão no centro da sala se enche, literalmente pressionando os prisioneiros contra a parede.

Foto de "prisioneiros" no jogo Panic Cube.

O estabelecimento conta ainda com uma loja onde diversos produtos podem ser adquiridos, e também a cafeteria/restaurante Glamper’s que além de típicas comidas, sobremesas, bebidas e padaria, inclui um menu especial com tema de Pac-Man.

Foto de um dos pratos do menu especial do Glamper's

 

Preparando o Futuro da Realidade Virtual

Logotipo da VR Zone Shinjuku

A Bandai Namco trouxe a VR Zone na época certa, e seus experimentos certamente estão demonstrando o potencial de jogos em realidade virtual. Além de estar ajudando essa parte da indústria de jogos atual, o local também acaba sendo um ótimo ponto para diversão caso esteja visitando a Terra do Sol Nascente.

A VR Zone Shinjuku está aberta todos os dias das 10h até 22h no bairro Kabukichō em Shinjuku, Tóquio.  Crianças com menos de 13 anos de idade não podem participar das atividades de realidade virtual.

Dê uma olhada no site oficial para mais informações (em inglês).

 

Compartilhe:
Avatar
Minato
Aspirante a escritor e jornalista. Minato é um amante de jogos, cinema, seriados, histórias em quadrinhos, música e tudo relacionado ao Japão. É uma fábrica de ideias que está sempre produzindo cada vez mais, apesar de não colocar nem metade em prática. Seus jogos favoritos são Persona 3, Okami, Steambot Chronicles, Shin Megami Tensei: Nocturne, Portal 2 e a série Kingdom Hearts.