HOME > PlayStation > Encerrada a fabricação do PlayStation Vita no Japão

Encerrada a fabricação do PlayStation Vita no Japão

Adeus, PS Vita

A Sony Interactive Entertainment Japan Asia atualizou a página dos modelos do PS Vita no site japonês da PlayStation, essencialmente anunciando o fim da fabricação do portátil.

Os últimos modelos ainda em fabricação eram um PS Vita preto (PCH-2000 ZA11) e outro azul marinho (PCH-2000 ZA23). As páginas para ambos os modelos agora dizem que eles não estão mais em circulação.

A “morte” do console já havia sido anunciada para esse ano durante a última Tokyo Game Show que ocorreu em setembro do ano passado, onde a Sony confirmou que o hardware deixaria de ser fabricado. A produção de jogos físicos da plataforma será encerrada mais tarde no dia 31 de março.

Foto do PlayStation Vita
Fonte: The Verge

O PlayStation Vita começou sua vida em dezembro de 2011 quando ele entrou em circulação no Japão, seguido pelo ocidente dois meses depois. No fim de 2013, o presidente da Sony Interactive Entertainment anunciou que a empresa mudaria seu foco em relação ao Vita e lançaria menos jogos para o portátil, praticamente deixando-o nas mãos de desenvolvedoras terceiras. Em setembro de 2015, Yoshida afirmou que não possui planos para um console sucessor, seguindo um anúncio anterior de que a Sony não mais lançaria título algum para a plataforma.

Muitos títulos de empresas terceiras conseguiram sucesso no console — como Persona 4 Golden da Atlus e God Eater 2 da Bandai Namco — mas com um público de nicho e falta de suporte de sua empresa proprietária, os dias do Vita sempre pareceram contados.

Você possui um PlayStation Vita? O que acha do console? Está triste em vê-lo partir? Comente abaixo!

Compartilhe:
Avatar
Minato
Aspirante a escritor e jornalista. Minato é um amante de jogos, cinema, seriados, histórias em quadrinhos, música e tudo relacionado ao Japão. É uma fábrica de ideias que está sempre produzindo cada vez mais, apesar de não colocar nem metade em prática. Seus jogos favoritos são Persona 3, Okami, Steambot Chronicles, Shin Megami Tensei: Nocturne, Portal 2 e a série Kingdom Hearts.