HOME > PlayStation > PlayStation 5 tem lançamento confirmado para final de 2020

PlayStation 5 tem lançamento confirmado para final de 2020

A Sony Interactive Entertainment finalmente anunciou novidades sobre seu próximo console em seu blog e através de um artigo publicado pelo site Wired, confirmando seu nome como PlayStation 5 e uma janela de lançamento no final de 2020.

Como não poderia deixar de ser, o videogame terá suporte para ray-tracing (traçado de raios), uma técnica de simulação extremamente realística da interação da luz com superfícies. Esse aspecto esteve recentemente sendo o foco de várias empresas trabalhando em projetos da próxima geração, incluindo a Square Enix que recentemente lançou uma tech demo mostrando esses gráficos em ação.

Adicionalmente, o console continuará a utilizar um leitor de discos que lhe dará a função extra de player de Blu-ray em 4K. A instalação de jogos também retornará como um fator necessário, mas a Sony planeja permitir que o jogador opte por instalar o jogo em partes e o jogue, como por exemplo instalar somente a campanha multiplayer enquanto aguarda pela single-player.

Screenshot da tech demo Backstage
Tech demo “Backstage” da Square Enix

Além das novidades relacionadas diretamente ao console, novas informações foram divulgadas a respeito do DualShock 5, o controle do PS5 que foi demonstrado com demos dos jogos Astro Bot: Rescue Mission Gran Turismo Sport.

Com uma aparência semelhante à de seu sucessor, o DS5 contará com “gatilhos adaptáveis” que oferecerão certa resistência em diferentes ocasiões, tornando a sensação de atirar uma arma algo mais autêntico. É dito que, por exemplo, atirar com uma metralhadora proporciona é notavelmente diferente de uma espingarda, algo suportado também pela nova função de feedback háptico, uma evolução dos motores de vibração dos anteriores.

Ademais, o controle também contará com alto falantes altamente programáveis nos lados esquerdo e direito e utilizará um conector de USB tipo C e um pequeno buraco cujo a função ainda não foi revelada.

Suposta foto de protótipo de DualShock 5
Suposta imagem de um protótipo do DualShock 5

Finalmente, enquanto nenhum jogo foi formalmente anunciado para o novo console, sabe-se que múltiplos estúdios já possuem seus novos kits de desenvolvimento, incluindo a desenvolvedora Bluepoint Games, responsável pelo remake de Shadow of the Colossus para PS4, que está trabalhando em algo grande no momento.

O PlayStation 5 ainda não possui uma data de lançamento clara anunciada, mas podemos esperá-lo para o fim de 2020, próximo das festividades de natal.

Compartilhe:
Avatar
Minato
Aspirante a escritor e jornalista. Minato é um amante de jogos, cinema, seriados, histórias em quadrinhos, música e tudo relacionado ao Japão. É uma fábrica de ideias que está sempre produzindo cada vez mais, apesar de não colocar nem metade em prática. Seus jogos favoritos são Persona 3, Okami, Steambot Chronicles, Shin Megami Tensei: Nocturne, Portal 2 e a série Kingdom Hearts.