Dreams remove modelo de Mario por reclamação da Nintendo


O universo de Dreams, a nova plataforma de criatividade da desenvolvedora de LittleBigPlanet, Media Molecule, está lidando com a perda de um popular encanador bigodudo, graças à Nintendo.

No título de PlayStation 4, usuários têm grande liberdade para desenvolver uma variedade de cenários que podem ser experienciados como jogos, animações ou imagens estáticas. Em adição, modelos utilizados nessas experiências podem ser compartilhados para que outras pessoas façam download e os usem em seus próprios projetos.

Screenshot de Dreams

Aproveitando a intuitiva ferramenta criativa, o usuário “Piece of Craft” decidiu criar um modelo detalhado do icônico Mario da franquia epônima de propriedade da Nintendo. Merecidamente, isso chamou a atenção de muitos, incluindo da própria gigante japonesa que decidiu pôr um fim na brincadeira através de um aviso de infração de direitos autorais.

Como conta no Twitter, o criador do modelo 3D recebeu uma mensagem da divisão européia da Sony Interactive Entertainment lhe informando que a Nintendo estaria contestando seu uso da propriedade intelectual do personagem. Enquanto isso, usuários da plataforma logo foram impedidos de utilizar esse Mario em seus projetos.

Infelizmente para aqueles que só desejam se divertir independente de direitos autorais, esse tipo de ação é esperado por parte da Media Molecule que tem como política a remoção de conteúdo dessa natureza. Em adição, a Nintendo também possui uma longa história de perseguição contra qualquer uso indevido de suas obras. O martelo já era visível para aqueles familiares com a empresa.

Dreams se encontra disponível exclusivamente para PS4 com inúmeras criações de usuários, incluindo muitas baseadas em franquias existentes.

Compartilhe:

Qual foi a sua reação?

amei amei
0
amei
haha haha
0
haha
meh... meh...
0
meh...
eita! eita!
0
eita!
quê? quê?
0
quê?
Angelo G.S.

Aspirante a escritor e jornalista. Minato é um amante de jogos, cinema, seriados, histórias em quadrinhos, música e tudo relacionado ao Japão. É uma fábrica de ideias que está sempre produzindo cada vez mais, apesar de não colocar nem metade em prática. Seus jogos favoritos são Persona 3, Okami, Steambot Chronicles, Shin Megami Tensei: Nocturne, Portal 2 e a série Kingdom Hearts.