HOME > Outros > #DensetsuIndica: Devilman

#DensetsuIndica: Devilman

Talvez você já conheça o popular mangá e anime Devilman do renomado mangaká Go Nagai, e talvez você tenha conhecido recentemente com o lançamento do novo anime lançado na Netflix Devilman Crybaby sobre o qual muitos fãs andam falando. Mas você sabia que já foi lançado um jogo baseado no anime de 1987?

Em 2000, foi lançado para PlayStation e PC o jogo simplesmente intitulado Devilman, trazendo gráficos e jogabilidade remanescente de Resident Evil Silent Hill.

Capa de Devilman

Para quem não conhece a história de Devilman, é mais ou menos assim: o mundo é secretamente habitado por demônios desde tempos remotos. Esses demônios desenvolveram a habilidade de se misturar com outros organismos, o que lhes permite viver em segredo disfarçados de humanos.

Quando o pai de Ryo Asuka se suicida após ser possuído por um demônio, o jovem desenvolve um plano para poder enfrentar essas criaturas malignas, fundindo seu melhor amigo, Akira Fudo, com o demônio Amon. Felizmente, Akira possui um coração forte e consegue resistir Amon, adquirindo o corpo forte e resistente de um demônio enquanto mantém sua mente humana, se tornando um “Devilman”.

O jogo possui um visual altamente influenciado pelo OVA de 1987, Devilman: The Birth, e é divido em três capítulos. No primeiro capítulo o jogador assume o controle do protagonista Akira e a jogabilidade não é muito diferente de um survival horror tradicional como os já-mencionados Resident Evil Silent Hill. É necessário explorar uma mansão abandonada para onde Ryo levou Akira para explicar sobre a natureza dos demônios e para que o nosso protagonista se torne o herói epônimo. Enquanto na mansão, é necessário resolver puzzles e fugir de demônios encontrados no caminho.

Imagem do jogo Devilman

Tudo isso é acompanhado de uma trilha sonora sinistra que só contribui com a atmosfera aterrorizante. Não é possível correr para sempre, visto que uma barra da estâmina (ST) indica que seu personagem está ficando cansado. Uma barra de saúde (HP) também lhe acompanha, podendo ser preenchida novamente por itens de cura encontrados pelo mapa.

Uma vez que Akira e Ryo chegam no local icônico da série onde ocorre a transformação de Akira pela primeira vez, a história familiar do mangá e de outras adaptações começa a mudar levemente. Depois do longo primeiro capítulo inspirado por survival horrors da época, é bem satisfatório quando Devilman finalmente aparece.

A partir do segundo capítulo, o jogo continua com o clima de survival horror, é claro, porém dessa vez Akira pode lutar contra os demônios encontrados, adicionando à jogabilidade uma pitada do gênero beat ‘em up.

Imagem do jogo Devilman

Sua barra de ST é substituída por uma de “mana” (SP) que é necessária para se transformar em Devilman e causar dano maior em inimigos. O SP pode ser recuperado ao atacar inimigos como Akira e ele é lentamente drenado enquanto na forma de Devilman.

O jogo apresenta múltiplos chefões com habilidades interessantes, providenciando um bom desafio. Fãs do mangá/anime irão certamente reconhecer alguns deles, inclusive a demônio pássaro Silene.

Imagem do jogo Devilman

Pode levar um certo tempo para usuários se acostumarem com os controles, o que talvez dê pra perdoar devido à época.

A parte que eu em particular acho mais linda desse jogo, é que quando zerado pela primeira vez com nota acima do rank C, é possível liberar um novo modo chamado de “TV Version”, deixando com um visual inspirado pela primeira adaptação do mangá de 1972, com direito a uma abertura recriada com modelos 3D.

Abertura original de Devilman (1972):

Abertura de Devilman (1972) recriada no jogo

(e um pouco de gameplay):

Personagens:

Akira Fudo: O protagonista, Akira possui um coração gentil mas não é lá muito forte fisicamente antes de ser fundido com o demônio Amon. Ele vive com a família Makimura, ao lado de sua amiga de infância por quem ele demonstra ter sentimentos mais profundos, Miki.

Ryo Asuka: Ryo é um jovem bonito, charmoso e com uma boa situação financeira. Amigo de infância misterioso de Akira, ele possui uma personalidade calma na maior parte do tempo, tornando uma surpresa até para seu melhor amigo quando deixa seu lado mais excêntrico aparecer.

Miki Makimura: Outra amiga de infância de Akira e também seu interesse romântico. Akira é dedicado em protegê-la, ainda mais quando ele adquire os poderes de um Devilman. Ela, por sua vez, também demonstra ser protetiva de Akira antes de sua transformação.

Amon: Um poderoso demônio adorado como um herói entre os membros de sua espécie. Ele é o demônio que possui Akira, transformando-o no epônimo Devilman.

Silene: Uma linda e forte demônio com características de pássaro. Tendo sido amante de Amon, ela busca se vingar por Akira ter dominado o corpo de seu amante.

Devilman é um jogo recomendado até para quem não é familiar com a franquia e simplesmente gosta de jogos de survival horror à moda antiga. Infelizmente, o jogo nunca foi lançado no ocidente e, portanto, está disponível somente em japonês.

É claro que fãs da franquia vão apreciar ainda mais o jogo ao reconhecer certos elementos e personagens familiares. Recentemente, uma nova adaptação em anime foi lançada na Netflix intitulada Devilman Crybaby. Caso goste de animes violentos e mais adultos, definitivamente dê uma olhada nesse!

Poster de Devilman Crybaby

 

Compartilhe:
Minato
Aspirante a escritor e jornalista. Minato é um amante de jogos, cinema, seriados, histórias em quadrinhos, música e tudo relacionado ao Japão. É uma fábrica de ideias que está sempre produzindo cada vez mais, apesar de não colocar nem metade em prática. Seus jogos favoritos são Persona 3, Okami, Steambot Chronicles, Shin Megami Tensei: Nocturne, Portal 2 e a série Kingdom Hearts.

Deixe um Comentário