HOME > Outros > Conheça os cafés japoneses com temáticas de jogos

Conheça os cafés japoneses com temáticas de jogos

Imagem Destaque dos Cafés Temáticos do Japão

Que os videogames fazem muito sucesso no Japão e que produtos exclusivos são lançados frequentemente por lá já não é mais novidade. Mas você sabia que existem restaurantes (ou cafés) temáticos envolvendo as mais variadas franquias de jogos eletrônicos?

No Japão, é muito comum a criação de restaurantes (em sua maioria temporários) para homenagear alguma série de anime, mangá ou jogo, sendo uma atividade ainda mais presente entre os dois primeiros. Um bom exemplo disso acontece com a famosa guerreira lunar Sailor Moon que anualmente ganha cafés temáticos no país devido à sua popularidade.

Esses tipos de atrações temáticas possuem comidas, bebidas e decorações personalizadas de acordo com seu tema. E acredite: tudo é criado pensando nos mínimos detalhes! No entanto, por serem restaurantes temporários, possuem “data de validade” e são extremamente concorridos. Em geral, é preciso solicitar uma reserva com antecedência para conseguir entrar sem precisar esperar demais. Os preços também costumam ser um pouco mais altos se comparados aos restaurantes tradicionais, mas com certeza são locais que oferecem uma oportunidade única para os verdadeiros fãs das séries.

Além dos restaurantes temporários, existem também aqueles que estão disponíveis a qualquer momento do ano. Apesar dos restaurantes permanentes não existirem em grande número, é possível encontrar pelo Japão cafés temáticos de desenvolvedoras como Square Enix e Capcom, e até da franquia Dragon Quest, por exemplo.

Vamos conferir alguns dos restaurantes que já estiveram e ainda estão presentes lá no Japão? Quem sabe a sua franquia favorita não se encontra entre eles. 😉

Restaurantes / Cafés temáticos temporários

Persona 5

Sempre que um jogo ou animação da série Persona é lançado, a Atlus abre um café temporário para promover o novo título. Como já era esperado, a empresa abriu, em parceria com a Pasela Resorts, um café para Persona 5 em outubro do ano passado nos arredores de Shibuya. O café ficou em funcionamento até final de novembro e entre as opções disponíveis no cardápio haviam alimentos e bebidas baseados em personagens do jogo, incluindo a lendária sobremesa de mel da Pasela Resorts com uma máscara de ladrão remetendo aos Phantom Thieves de P5. A sobremesa custava 1,130 ienes (aproximadamente U$11).

Café temático de Persona 5 Café temático de Persona 5

As bebidas inspiradas nos personagens de Persona 5 custavam em média 650 ienes (aproximadamente U$6,50) e, apesar de alguns nomes alcoólicos, eram todas bebidas sem álcool, coloridas e cheias de detalhes. Quero uma de cada na minha mesa agora, por favor!

Bebidas do café temático de Persona 5 Bebidas do café temático de Persona 5

Os fãs que visitassem o local, poderiam degustar as bebidas e comidas inspiradas nos personagens do jogo enquanto relaxavam em um ambiente totalmente temático. Além disso, antes de irem embora receberiam aleatoriamente um dos oito bottons exclusivos de Persona 5. Legal, né?

Bottons do café temático de Persona 5
Bottons

Além do café criado em parceria com a Pasela Resots para promover Persona 5, um outro café temporário em parceria com a Princess Cafe também foi aberto, trazendo algumas bebidas especiais inspiradas nos personagens do jogo.

Bebidas do café temático de Persona 5
Café temático de Persona 5 em parceria com a Princess Cafe

Assim como aconteceu com Persona 5, cafés temáticos foram criados para promover o lançamento de jogos e animações anteriores da série, como Persona 3 the Movie, Persona Q: Shadow of the Labyrinth, Persona 4 The Animation, entre outros. Confira algumas imagens abaixo:

Bebidas do café temático de Persona 4 the Animation
Bebidas do café temático de Persona 4 the Animation
Café temático de Persona 3 the Movie
Café temático de Persona 3 the Movie
Bebidas do café temático de Persona 4 Arena Ultimax
Bebidas do café temático de Persona 4 Arena Ultimax
Bebidas do café temático de Persona Q: Shadow of the Labyrinth
Bebidas do café temático de Persona Q: Shadow of the Labyrinth
Bebidas do café temático de Persona 4 the Golden Animation
Bebidas do café temático de Persona 4 the Golden Animation
Bebidas do café de Persona 4: Dancing All Night
Bebidas do café temático de Persona 4: Dancing All Night
Bebidas do café temático de Persona 20th FES
Bebidas do café temático comemorativo Persona 20th FES

Kirby

A bolinha cor de rosa da famosa franquia Kirby da Nintendo também ganhou um café temático temporário no Japão nas cidades de Tóquio, Osaka e Nagoia. Diversos pratos e bebidas foram criados a partir de inspirações em personagens e itens da série, como podemos ver nas imagens abaixo. Tudo era tão bem feito e delicado que só consigo me perguntar “como a gente come isso?”.

Prato temático de árvore do café temático do Kirby Prato do Kirby do café temático do Kirby Prato do King Dedede do café temático do Kirby

Bebida do café temático do Kirby Cupcake do café temático do Kirby Bebida do café temático do Kirby

Além disso, uma loja foi criada no interior do café onde os fãs da série poderiam comprar acessórios exclusivos como capas para iPhone, travesseiros, bottons e bolsas. Infelizmente, o café durou apenas três meses, mas com certeza foi um dos cafés mais fofinhos do mundo dos games!

O site oficial do Kirby Café ainda está no ar, mas infelizmente não há nada além de uma mensagem informando que o café se encontra fechado. Para ver fotos antigas do local, você pode acessar o Twitter oficial.

Decoração do Kirby Cafe  Decoração do Kirby Cafe

Além das franquias mencionadas, Dark Souls, Resident Evil, Tales of Zestiria, Pokémon e muitas outras também já tiveram cafés temáticos temporários no Japão. Infelizmente, a maioria desses cafés já não estão mais funcionando, mas dizem por aí que, devido à sua popularidade, um café permanente de Pokémon será aberto no ano que vem em Tóquio juntamente com o maior Pokémon Center do país. Se seguir o modelo dos cafés abertos anteriormente, com certeza será um lugar incrível e cheio de coisas bonitinhas que darão dó de comer!

Logo do café temático de Pokémon

Os cafés temáticos temporários estão sempre indo e vindo. Caso esteja planejando viajar para o Japão, dê uma procurada para ver se não existe um café temático em funcionamento da sua franquia favorita!

Restaurantes / Cafés temáticos permanentes

Square Enix

A Square Enix possui diversos cafés espalhados pelo Japão, como Storia, Artiria e, o mais recente, Square Enix Cafe. Em parceria com a Paselo Resorts, a mesma empresa que auxilia a Atlus em seus cafés de Persona, o Square Enix Cafe é uma mistura de loja e cafeteria, apresentando não só alimentos e bebidas inspirados em jogos famosos da empresa, mas também diversos produtos como figures, pelúcias, acessórios, entre outros. Recentemente, para promover o lançamento de Final Fantasy XV, o café foi todo decorado com imagens e figures do novo jogo.

Interior do café temático da Square Enix  Pizza do café temático da Square Enix  Decoração do café temático da Square Enix

Sobremesa do café temático da Square Enix  Loja do café temático da Square Enix  Um dos pratos do café temático da Square Enix

O restaurante é muito popular e está sempre cheio, por isso, é necessário que seja feita uma reserva com antecedência através do site oficial para não ficar sem lugar. Devido ao movimento grande, ao entrar no restaurante os clientes têm um tempo limite de 90 minutos. Após a realização dos pedidos, é possível caminhar pelo local para aproveitar a decoração e também comprar produtos na loja. O Square Enix Cafe pode ser encontrado em Tóquio e Osaka.

Decoração do café temático da Square Enix  Decoração do café temático da Square Enix  Cardápio do café temático da Square Enix

Pratos disponíveis no café temático da Square Enix  Loja do café temático da Square Enix  Decoração do café temático da Square Enix

Veja mais fotos tiradas pela equipe da Famitsu e do Dengeki Online.

Capcom Bar

Outro café temático permanente bem legal para os fãs de jogos eletrônicos é o Capcom Bar, criado também em parceria com a Pasela Resorts. O local é todo decorado com temas de jogos da Capcom e, assim como em outros restaurantes temáticos, possui pratos e bebidas inspirados em personagens de franquias famosas da desenvolvedora, todos com nomes muito criativos. Entre eles temos “Yoga Fireball of Dhalsim” (batatas flamejantes com croquetes de porco) inspirado em Street Fighter, e o “Brains Cake” (bolo de cérebros) inspirado em Resident Evil. Outras séries famosas também possuem suas homenagens, como Phoenix Wright: Ace Attorney, Monster Hunter, Devil May Cry e Okami. Além dos alimentos diferentes, o café oferece também setores para que os clientes possam jogar alguns clássicos da empresa, além de comprar produtos exclusivos. Dê uma olhada no cardápio aqui.

Interior do café temático da Capcom

 Interior do café temático da Capcom  Interior do café temático da Capcom

Luida’s Bar Dragon Quest

Por último, mas não menos importante: existe também um restaurante temático baseado na franquia Dragon Quest. O Luida’s Bar Dragon Quest está localizado em Tóquio e também foi criado pela Square Enix em parceria com a Pasela Resorts. O local possui uma decoração incrível e muito bonita, trazendo vários elementos da série.

Assim como nos outros cafés temáticos, o Luida’s Bar possui pratos e bebidas inspiradas em personagens e itens da franquia, como por exemplo, um bolinho de carne com formato de slime. Além disso, os funcionários também vestem roupas temáticas e é possível ver Maya, Erinn e Luida servindo os clientes. O movimento lá também é constante e segue o estilo do Square Enix Cafe, onde os clientes podem ficar somente 90 minutos e é necessário solicitar uma reserva antecipada através de telefones disponíveis no site oficial. Lá existem também salas de jogos e karaokê, possibilitando uma experiência ainda mais divertida em grupos.

Karaokê do café temático de Dragon Quest Karaokê do café temático de Dragon Quest

Já imaginou que legal ir em um ambiente decorado com as nossas franquias favoritas dos videogames, com pratos e bebidas inspiradas em personagens conhecidos e ainda poder desfrutar de jogos e outras atividades, como comprar produtos exclusivos? Bem que podia ter algo assim por aqui, né?

Apesar de serem lugares incríveis, um detalhe que deve ser mencionado é que muitas vezes o foco não é exatamente o sabor, mas sim a aparência dos alimentos. Claro que isso não é uma regra e muitos locais podem surpreender, mas não se assuste se em algum momento a comida não for tão boa quanto a de restaurantes tradicionais. O preço é mais salgado, mas tudo é decorado e feito com muito cuidado, além de ser extremamente bonitinho.

Se você é fã de videogame e está indo para o Japão, não deixe de aproveitar essa oportunidade! E se você já foi, conta pra gente como foi a sua experiência aqui nos comentários, no Facebook ou no Twitter. 😉

Compartilhe:
Avatar
Mio
Tradutora, professora, redatora e fundadora da Densetsu. Apaixonada por música, jogos, dorama e cultura japonesa em geral. Mãe de um shiba inu e de um gatinho SRD com muito orgulho. ♥ Suas franquias favoritas são Fatal Frame, Just Dance, Bokujou Monogatari, Catherine, Animal Crossing e The Legend of Zelda.
https://www.densetsugames.com.br/