Detalhes técnicos são revelados sobre o aguardado PlayStation 5


Na última quarta-feira (18/03), o canal oficial da PlayStation transmitiu uma conferência sobre seu tão esperado novo console.

Originalmente agendada para a Game Developer’s Conference, a apresentação fora cancelada, assim como o próprio evento, por conta da atual situação causada pela pandemia de COVID-19. Dessa forma, o evento transmitido online foi realizado com portas fechadas para um seleto grupo.

Os objetivos traçados pela equipe

Primeiramente, foram apresentadas as metas que a divisão de games da Sony tinha como cruciais para o desenvolvimento do PlayStation 5. Assim, segundo o próprio Mark Cerny (arquiteto de hardware responsável também pelo PS4), as diretrizes recebidas pela equipe foram reveladas.

PlayStation 5 DiretrizesApós conversar com diversos desenvolvedores de jogos ao redor do mundo, ouvir estes profissionais, balancear evolução com revolução e o que a equipe chamou de “encontrar novos sonhos” foram determinados como os pontos chave do novo console.

Mais detalhes sobre o famoso SSD do PlayStation 5

No que tange aos depoimentos colhidos, a grande maioria dos desenvolvedores citaram limitações de armazenamento e expressaram preocupações com os longos tempos de carregamento do PlayStation 4. Como já era de conhecimento de todos, diferente do HDD utilizado pelo console atual, o PS5 contará com armazenamento em SSD, fornecendo uma velocidade de carregamento de dados muito superior.

PlayStation 5 memóriaCom um SSD feito especialmente para o novo hardware, a equipe de desenvolvimento promete zerar o tempo de carregamento da maioria dos jogos. Ademais, em termos de capacidade de armazenamento, os modelos iniciais do console terão 825GB disponíveis. Contudo, a empresa promete oferecer meios para os jogadores expandirem essa quantidade com o passar do tempo.

Informações sobre retrocompatibilidade

Além disso, algumas informações adicionais foram reveladas quanto à tão pedida retrocompatibilidade com gerações anteriores. Reforçando como estudar e implementar essa funcionalidade é complexo para o time, Cerny garantiu que mais de 100 títulos do antecessor estarão perfeitamente jogáveis na nova geração.

Adicionalmente, jogos que estejam localizados digitalmente em um HDD externo poderão ser iniciados diretamente no novo console sem grandes configurações. Também será possível aos jogadores copiar esses dados para o SSD do novo hardware. Apesar dessas informações, o suporte aos títulos de gerações anteriores ao PS4 não foi comentado.

PlayStation 5 RetrocompatibilidadeCapacidade de reproduzir sons em 3D

Enfim, uma das principais inovações do novo console será a capacidade de reproduzir sons em 3D. Dessa forma, os jogos da geração seguinte terão à sua disposição uma qualidade de áudio que pode fazer maravilhas pela imersão do jogador.

Encontrando como principal barreira a necessidade de fones de ouvido de alta qualidade para um bom uso da tecnologia de som, a equipe já realiza testes com canais de áudio variados. Dois exemplos citados durante a conferência foram home theaters e os próprios auto-falantes de TVs disponíveis no mercado atualmente.

PlayStation 5 AudioEssas foram as principais informações apresentadas pela conferência “The Road to PS5”, apresentada pela divisão Sony. Fique ligado aqui na Densetsu para mais informações sobre o esperado lançamento!

O PlayStation 5 ainda carece de uma data oficial de lançamento, além de não ter seu valor sequer especulado ainda. Atualmente, a previsão da maioria dos especialistas é de que o console chegue no final de 2020.

Confira a transmissão na íntegra abaixo:

Compartilhe:

Qual foi a sua reação?

amei amei
0
amei
haha haha
0
haha
meh... meh...
0
meh...
eita! eita!
0
eita!
quê? quê?
0
quê?
Willyan Cavalcanti

Paleógrafo, agente de imigração aérea e escritor. Completamente apaixonado por cultura asiática como um todo, especialmente japonesa e chinesa. Budista mais desequilibrado da face da terra que joga Splatoon 2 como se fosse uma final de copa do mundo e chora lendo mangás desconhecidos. Morre de amores por Persona, Splatoon, Love Plus e Pokémon.