Nier Automata tem um novo segredo revelado… ou será que não?

"Cadê a porta?"


Os fãs do popular RPG de ação Nier Automata estão agitados e confusos devido a um novo mistério que surgiu no Reddit. Após mais de um mês de discussões e especulações sobre uma aparente igreja secreta localizada em “Copied City”, um dos cenários do jogo, parece que amantes do título ainda estão longe de descobrir do que isso realmente se trata.

No começo de junho, “sadfutago”, um membro das comunidades de Nier no Reddit, abriu tópicos pedindo informações sobre como acessar a área escondida. Até então, ninguém sabia sobre o que o usuário estava falando. Dias depois, ele retornou com imagens e vídeos mostrando a entrada secreta para a tal igreja.

Claro, a novidade deixou jogadores perplexos, já que em cinco anos desde o lançamento do jogo, nada do tipo foi descoberto. Ademais, depois da revelação do “segredo final” de Nier Automata no ano passado, confirmado pelos desenvolvedores, ninguém esperava algo assim de novo. Entretanto, essa história está um tanto mal contada, e algumas coisas parecem não fazer sentido…

Circunstâncias suspeitas

Imagem do Reddit

Pra começo de conversa, o autor das postagens é um usuário novo não apenas nas comunidades de NieR no Reddit, mas na rede social no geral. Pelo que parece, sadfutago criou o seu perfil com o intuito específico de falar sobre esse segredo que ninguém mais havia encontrado e, de fato, ainda não conseguiu encontrar.

Nos vídeos, podemos ver uma porta escondida em “Copied City” que leva a uma igreja. Após uma breve cutscene, o jogador se vê livre para explorar a detalhada área secreta que contém um inimigo inédito, além de um baú.

Naturalmente, sadfutago não explica como liberar o acesso ao esconderijo, já que ele próprio aparenta estar procurando por respostas. Segundo o usuário, ele consegue entrar na igreja, mas seu amigo não, o deixando em dúvida a cerca dos requisitos para que a porta secreta apareça.

Em adição, as mensagens do nosso guia para esse segredo só adicionam lenha à fogueira, parecendo vir de alguém cujo o inglês talvez não seja o seu primeiro idioma. Além disso, em certos momentos elas parecem repetir comentários de outros usuários questionando se o que estamos vendo trata-se de conteúdo cortado, um mod feito por fãs ou… marketing viral dos próprios desenvolvedores.

As possíveis respostas

Mod?

Imagem de Nexus Mods

De acordo com Lance McDonald, conhecido por ter descoberto o “segredo final” de Nier Automata, é improvável que o conteúdo mostrado seja fruto de um mod. Embora já existam várias modificações criadas por fãs, até hoje não se sabe de alguém que tenha sido capaz de adicionar uma área ao jogo, já que para isso seria necessário uma espécie de editor de mapas, algo que não existe publicamente.

Entretanto, sempre existe a possibilidade de um usuário desenvolver uma nova ferramenta para modificar o game de forma mais sofisticada. Talvez esse alguém seja o próprio autor das postagens, que viu uma forma engraçada de mexer com as cabeças dos fãs da série.

Marketing?

Foto de Yosuke Saito e Yoko Taro

Quando questionados sobre a descoberta no Twitter, Yosuke Saito e Yoko Taro, desenvolvedores do jogo, não deram respostas concretas. Enquanto o primeiro parece brincar com as expectativas dos fãs, dizendo apenas “mistério eterno…”, o segundo se rejeitou a comentar, redirecionando usuários à sua bio na rede social, onde ele afirma que não pode responder sobre qualquer produto.

Vale notar, no entanto, que de fato há novidades a caminho para Nier Automata. No dia 6 de outubro deste ano, a edição definitiva do título chegará mundialmente ao Nintendo Switch. Assim, levando em consideração a natureza “brincalhona”, ou “troll”, dos criadores do jogo, uma campanha de marketing viral sugerindo adições exclusivas para o console híbrido não parece ser uma ideia improvável.

Segredo legítimo?

Screenshot de Nier Automata

Finalmente, sempre existe a possibilidade de tudo isto ser exatamente o que se propõe a ser: um segredo que permaneceu escondido por cinco anos. Apesar da descoberta ter vindo à tona sob circunstâncias no mínimo estranhas, esta não seria a primeira vez que fãs descobrem algo em Automata que pode ser liberado através de algum método complicado.

No entanto, resta ainda saber como exatamente sadfutago desbloqueou a área secreta. Os fãs, é claro, já colocaram os seus chapéus de detetive e partiram para a investigação, com alguns suspeitando que o misterioso informante está jogando numa versão desatualizada do jogo, e essa é apenas uma entre diversas teorias.

Nier Automata foi um dos mais aclamados títulos de 2017, elogiado por sua jogabilidade frenética e história envolvente, e encontra-se disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC (via Steam). Se você já possui o jogo em uma dessas plataformas, por quê não fazer sua própria investigação e, quem sabe, garantir seus 15 minutos de fama na internet por desvendar o mistério?

Compartilhe:

Qual foi a sua reação?

amei amei
0
amei
haha haha
0
haha
meh... meh...
0
meh...
eita! eita!
3
eita!
quê? quê?
1
quê?
Ângelo Minato

Aspirante a escritor e jornalista. Minato é um amante de jogos, cinema, seriados, histórias em quadrinhos, música e tudo relacionado ao Japão. É uma fábrica de ideias que está sempre produzindo cada vez mais, apesar de não colocar nem metade em prática. Seus jogos favoritos são Persona 3, Okami, Steambot Chronicles, Shin Megami Tensei: Nocturne, Portal 2 e a série Kingdom Hearts.