Veja a nossa entrevista com Abdallah, embaixador da Nintendo of America


A primeira vez que vi de perto como funcionam os Programas de Embaixadores das grandes empresas foi durante o período em que morei no Japão, uma vez que os embaixadores estão em todos os lugares e é quase impossível não encontrar com eles. Aparentemente, esse é um costume muito forte por lá e muito bem aproveitado pelas grandes marcas de maquiagem, de roupas, produtoras de anime, entre outros, que utilizam os embaixadores para divulgar seu nome e ter um contato mais direto com o público.

Obviamente isso não acontece somente no Japão. Já faz algum tempo que o programa vem se popularizando no mundo inteiro e hoje existem diversas empresas internacionais (e até nacionais) escolhendo seus próprios embaixadores. Mas você sabe o que é um embaixador?

Um embaixador é uma pessoa escolhida por uma empresa para representa-la nas mídias sociais, na internet, em eventos e em todos os outros lugares que forem necessários. Ao se tornar um embaixador, a pessoa receberá antecipadamente produtos e lançamentos para teste e também terá acesso a eventos exclusivos.

Agora cá entre nós, já pensou em ser chamado para ser embaixador daquela empresa que você tanto admira? Falando do universo dos videogames, já imaginou como é ser embaixador da Nintendo? Acredite se quiser: isso é possível e aconteceu com o YouTuber americano Abdallah, hoje parceiro e embaixador da Nintendo of America.

Imagem mostrando o prédio da Nintendo of America
Prédio da Nintendo of America. Foto por: camknows

O primeiro contato de Abdallah com os videogames aconteceu em sua infância enquanto estava na casa de sua babá e observava outras crianças jogando NES. “Quando reuni coragem suficiente para uma criança pequena, peguei o controle e comecei a jogar Super Mario no NES. Foi assim que tudo começou”, lembra Abdallah, hoje dono de um dos maiores canais do YouTube dedicados a trazer informações e novidades sobre jogos da Nintendo.

Atualmente com aproximadamente 8 anos de canal, Abdallah iniciou seus trabalhos no YouTube quando estava no ensino médio, postando vídeos curtos de Super Smash Bros. Melee, jogo da Nintendo para o console GameCube. Para ele, era somente uma forma divertida de gravar, “nada realmente interessante ou de alta qualidade, apenas algo para me divertir”, confessou o YouTuber.

Imagem dos personagens de Super Smash Bros. Melee
Super Smash Bros. Melee para GameCube

Foi com o lançamento do Nintendo 3DS que as coisas mudaram e Abdallah decidiu criar conteúdo para potenciais inscritos: “eu decidi trabalhar no meu canal porque queria deixar de ser um observador do YouTube e me tornar um YouTuber. Sempre assistia aos vídeos e pensava: Eu posso fazer isso e provavelmente fazer melhor!”, relata. Hoje, Abdallah traz conteúdo inédito sobre os novos títulos e os apresenta em detalhes para os fãs da Nintendo a fim de ajuda-los a decidir quando ou não comprar um jogo.

Imagem de Abdallah e produtos de Fire Emblem Warriors
Abdallah e produtos de Fire Emblem Warriors em seu vídeo de unboxing

Como embaixador da Nintendo, Abdallah tem acesso a muitos produtos antecipados da empresa, além de participar de muitos eventos exclusivos representando a marca. Apesar de todas as realizações alcançadas, para ele ainda existem algumas dificuldades e desafios que precisam ser enfrentados como YouTuber: “O YouTube é uma plataforma muito competitiva e tentar ser diferente de todos os outros é um desafio constante”, desabafa.

Pensando em inovações, questionamos quais são seus objetivos e planos para o futuro do canal. Abdallah também contou como foi o processo para se tornar embaixador da Nintendo, comentou sobre o futuro do 3DS e o do Switch, o que espera da Nintendo daqui para frente, além de mostrar entusiasmo com os jogos para dispositivos móveis. Confira a entrevista completa:

Um dos seus objetivos com o canal é mostrar títulos novos para os fãs da Nintendo a fim de ajuda-los a decidir quando ou não comprar um jogo. Além do que já realiza, você possui outros planos em mente para o futuro do canal?

Vamos manter essa mentalidade viva o máximo que pudermos. Eu gosto de ir na onda dos novos lançamentos para ensinar potenciais consumidores sobre o jogo. O Programa de Embaixador da Nintendo definitivamente ajuda com isso.

Hoje você é parceiro da Nintendo of America e embaixador da marca. Como grande fã, imagino que tenha sido extremamente honroso para você. Como tudo aconteceu?

Depois de encontrar várias vezes com funcionários da Nintendo nos eventos, eu eventualmente fiz contatos e fui convidado a fazer parte do programa para ajudar a promover o jogo Professor Layton vs. Phoenix Wright para 3DS. Com o grande sucesso da campanha, eu estava definitivamente no radar da empresa para o Programa de Embaixador.

Imagem dos personagens de Professor Layton vs. Phoenix Wright
Professor Layton vs. Phoenix Wright para Nintendo 3DS

Você possui vários vídeos de títulos para Nintendo 3DS em seu canal. O que pensa do futuro do console agora que existe o Switch?

Eu ainda acho que o Nintendo 3DS é uma plataforma que a Nintendo continuará apoiando. Eu não o vejo sendo coberto pela sombra do Switch. São duas plataformas completamente diferentes e o desenvolvimento delas exige diferentes habilidades.

O que você espera da Nintendo daqui para a frente? Existe algum título que você gostaria de ver futuramente?

Espero que a Nintendo continue atendendo as gerações mais recentes e as mais antigas ao mesmo tempo. Por exemplo, Super Mario Odyssey: um jogo muito parecido com os títulos mais antigos de Mario e ainda atrai a todos. A Nintendo continuará a crescer se manter essa tendência.

Imagem do jogo Super Mario Odyssey
O recém lançado Super Mario Odyssey para Nintendo Switch

Ainda existe um grande grupo de pessoas que não consegue gostar de títulos/consoles de outra empresa que não seja aquela da qual é fã, atacando e denegrindo usuários de outros consoles.  Visto que você tem um canal inteiro dedicado à Nintendo, qual a sua opinião sobre o assunto?

É infantil, para ser honesto. Se esse é o tipo de pessoa que você é, cresça. As pessoas têm o direito de gostar de tudo o que quiserem, honestamente não posso acreditar que essas pessoas ainda estão por perto. Eu jogo títulos da Nintendo porque eu realmente gosto dos produtos e eles permitem uma acessibilidade maior ao público mais jovem.

O que você acha da Nintendo estar focando mais e mais em jogos para dispositivos móveis?

Mal posso esperar pelos próximos lançamentos da Nintendo para mobile! É a tendência atual e jogos para dispositivos móveis irão pegar fogo num futuro próximo. Estou feliz que a Nintendo decidiu capitalizar o mercado e lançar maravilhosos jogos como Super Mario Run, Fire Emblem Heroes e Animal Crossing: Pocket Camp.

Para fechar: você acha que o fato do Switch não ter trava de região irá contribuir para que mais jogos japoneses se popularizem e sejam localizados para o ocidente?

É ótimo que o Nintendo Switch não tenha trava de região, isso permite que as pessoas possam jogar todos os tipos de jogos que normalmente não teriam acesso. Se um jogo japonês alcançar um número alto de downloads não nativos, tenho certeza que a Nintendo vai considerar a possibilidade de localização.

Abdallah e estátua do Mario na E3 2017
Abdallah durante sua participação na E3 2017

Se você é fã da Nintendo e busca por maiores informações sobre os jogos da empresa, além de tutoriais, detonados e gameplay, acompanhe Abdallah em seu canal oficial no YouTube. Além de tudo isso, você também terá acesso a vídeos de unboxing e reviews dos produtos em primeira mão, como Amiibos e medalhas de Yo-kai Watch. Não se esqueça de acompanha-lo também no Instagram, Facebook, Twitter e Google+ para não perder nenhuma novidade!

Compartilhe:

Like it? Share with your friends!

Qual foi a sua reação?

amei amei
1
amei
haha haha
0
haha
meh... meh...
0
meh...
eita! eita!
0
eita!
Mio

Japão, joguinhos, comida, passeios, séries e muita positividade. ♡ Suas franquias favoritas são Bokujou Monogatari, Fatal Frame e Kingdom Hearts. Apesar disso, quando não está passeando ou assistindo séries, seu tempo livre é quase totalmente consumido por Ragnarök Online e Dead by Daylight.