HOME > Outros > Desenvolvedores japoneses falam sobre suas ambições para 2018

Desenvolvedores japoneses falam sobre suas ambições para 2018

Desenvolvedoras japonesas

Com 2017 acabando e um novo ano chegando, vários desenvolvedores japoneses já está se preparando para um ano de novos anúncios e lançamentos. O site 4Gamer.net intrevistou 182 desenvolvedores japoneses, perguntando sobre suas ambições e planos para 2018.

Dê uma olhada abaixo nas mais interessantes:

Arc System Works

Logo da Arc System Works

Toshimichi Mori (Diretor Geral):

“Quando tudo está dito e feito, eu estou trabalhando em várias coisas. Nós adicionamos Jubei ao BlazBlue: Central Fiction, e estamos trabalhando no jogo de luta colaborativo BlazBlue: Cross Tag Battle com outras empresas. E pela primeira vez em um tempo, eu estive envolvido com o cenário e sistemas para o jogo de smartphone BlazBlue: Alternative Dark War. Em 2018, a série BlazBlue e… oh? O que é isso…??”

Atlus

Logo da Atlus

Shigeo Komori (Diretor de Produção):

“Estamos atualmente trabalhando no mais recente título da série Etrian Odyssey, que será o último título no 3DS, mas existem planos de anunciar ele na primavera de 2018. O desenvolvimento está progredindo para criarmos um jogos que fãs da série Etrian Odyssey gostem, então eu gostaria que vocês ficassem de olho.”

Katsura Hashino (Produtor Criativo e Diretor Chefe):

“Para nós, 2017 foi guiado por Persona 5, que recebeu muitos elogios do exterior, então pensar que talvez um grande número de pessoas descobriram nosso trabalho me deixa muito feliz.

E em 2018, já que o ano passado foi um ano tão bom com muito suporte e elogios, eu não quero simplesmente continuar fazendo a mesma coisa, mas ao invés disso, me desafiar a fazer jogos que continuem a estimular a sua curiosidade. E também, no outro dia nós anunciamos Catherine: Full Body, mas ao lado do RPG de fantasia que nós anunciamos em 2016 como um degrau para criar títulos que não estão presos dentro de uma série existente, nós estamos encarando-o com a mesma ambição no sentido de que é uma proposta diferente onde dissemos, ‘Mesmo que tal jogo exista, ele será divertido?’ É claro, nós esperamos conseguir ganhar o suporte de vocês nisto também.

Particularmente, eu acho que muitas pessoas sentiram que Catherine foi um jogo difícil. No entanto, já que estamos não só adicionando cenários e melhorias, mas também desafiando toda uma equipe para construir várias formas de jogabilidade mais fáceis, por favor fiquem de olho em nossos próximos anúncios sobre nosso novo título, Catherine: Full Body!”

Arte de Catherine: Full Body

Shoji Meguro (Compositor da Equipe de Som):

“Em 2017, eu tive muitos trabalhos como nos eventos e shows ao vivo onde eu me apresentei e falei com o público, e não teve muito que eu pude anunciar que está em desenvolvimento. Mas em 2018, eu espero poder anunciar alguns. Essa notícia já saiu por aí e não é sobre um jogo, mas eu estarei encarregado da música para o anime de TV de Persona 5, que irá começar em abril de 2018. Em adição aos jogos de dança de Persona que nós anunciamos, os membros da Atlus Sound estão trabalhando duro em vários desenvolvimentos, então por favor nos dê seu apoio!”

Kazuyuki Yamai (Produtor da Série Shin Megami Tensei):

“No final de outubro de 2017, nós anunciamos Shin Megami Tensei V. Como um título numero de Shin Megami Tensei, ele será o primeiro título para consoles depois de muito tempo. Por causa disso, eu quero criar um jogo completo sem qualquer compromisso. Estamos atualmente no processo de decidir os detalhes, criar imagens e repetidamente testar jogabilidade no hardware. Eu gostaria de fazer um anúncio oficial o mais breve possível, mas eu apreciaria se vocês por favor pudessem esperar um pouco mais.”

Kazuhisa Wada (Produtor e Diretor):

“Em 2018, o anime de TV de Persona 5 iriá começar em abril e a série irá se tornar ainda mais empolgante. Em adição aos jogos, eu acho que poderei divulgar vários outros desenvolvimentos, então por favor fiquem de olho. Mas antes disso, por favor não se esqueçam de Persona 5: Dancing Star Night Persona 3: Dancing Moon Night, que estão marcados pra sair em 24 de maio! A ação P-Sound que faz você adorar os personagens ‘ainda mais’ foi finalizada, então por favor esperem ansiosos por isso.”

Bandai Namco

Logo da Bandai Namco

Youzou Sakagami (Produtor Geral da Série The Idolmaster)

“2017 se tornou um ano para desenvolver todas as marcas de The Idolmaster. E esse ano, toda a equipe está trabalhando duro para lançar um novo Idolmaster com um título completamente inédito. Em 2018, eu irei  continuar a manter meu olhos no próximo passo em frente, então por favor me deem seu apoio no futuro.”

Katsuhiro Harada (Chefe de Planejamento Mundial e Desenvolvimento / Produtor Chefe / Diretor)

“Eu gostaria de fazer jogos sem ser de luta, mas sim outras coisas interessantes. Coisas que nós vamos anunciar do nada, como Summer Lesson. Me pergunto o quê. Será que vamos divulgar informações em 2018?”

Capcom

Logo da Capcom

Motohide Eshiro (Produtor):

“Em 2018, eu gostaria de pensar sobre mecanismos que irão agradar fãs da série recorrente Ace Attorney. E também, eu acho que será um ano de desafio pessoal já que eu estou considerando um novo título também.”

Ryota Niitsuma (Produtor):

“Ano passado, eu pude anunciar as versões para Switch da série Resident Evil: Revelations, mas eu gostaria de seguir em frente criando algo com conteúdo de Resident Evil que deixe todo mundo feliz.

Estou fazendo várias outras coisas, mas não está na hora de falar sobre elas… Falando nisso, se me dissessem, ‘Você pode fazer o que quiser!’, então eu iria querer fazer um jogo de luta. (Risos).”

Experience

Logo da Experience

Hajime Chiaki (Presidente e Produtor):

“Ano que vem, nós vamos lançar a versão para PlayStation 4 de Shiin em 18 de janeiro e a versão para Switch na primavera. Já que a campanha de atualização alcançou sua quantidade alvo, nós decidimos lançar a edição limitada de PlayStation 4 com um áudio-drama em adição ao art book.

Nós ainda estamos trabalhando no RPG de dungeon Yomi wo Saku Hana, mas em adição a isso, também estamos planejando lançar um novo jogo de terror e aventura que compartilha sua visão de mundo com Shiin. Mas diferente de Shiin, que trata sobre lugares espirituais, este título desafia o terror espiritual baseado em lugares familiares do dia-a-dia, então espero que vocês fiquem de olho nisso.

Pessoal, por favor tenham um feliz ano novo e um 2018 maravilhoso também.”

Granzella

Logo da Granzella

Kazuma Kujo (Produtor, Diretor e Designer):

“Em 2017, um jogo no qual eu estive envolvido finalmente foi lançado para o mundo. Até agora, eu não consegui cumprir a promessa de que eu gostaria de ‘lançar várias coisas’ a cada ano, mas aproveitando a tração de ter lançado um jogo em 2017, eu gostaria de calmamente lançar jogos como o jogo de produção de mangá Manga Kakeru e o jogo de ação-aventura com tema de terremotos Disaster Report 4 Plus: Summer Memories para o mundo, um de cada vez. Obrigado pelo apoio de vocês!”

Grasshopper Manufacture

Logo da Grasshopper Manufacture

Hideyuki Shin (Diretor):

“Já que 2017 foi um ano para Let It Die, eu quero fazer alguma coisa diferente em 2018. Eu vou começar fazendo uma viajem, apenas eu e minha bicicleta.”

Inti Creates

Logo da Inti Creates

Takuya Aizu (Presidente e Produtor):

“Estamos nos preparando para um 2018 repleto de títulos. Em 15 de março, iremos lançar Gal Gun 2 para PlayStation 4 e Nintendo Switch. É Gal Gun renascido na Unreal Engine 4 e está carregado com nova jogabilidade, então eu certamente ficaria feliz se você pudessem pegá-lo pra jogar.

E também, nós vamos lançar Dragon: Marked for Death em algum ponto em 2018. Em maio, também teremos um novo título, e temos ainda outro título marcado pra sair no final do ano. Estamos preparando quatro títulos, então por favor fiquem de olho em notícias da nossa empresa.”

Kadokawa Games

Logo da Kadokawa Games

Yoshimi Yasuda (Presidente):

“Em 2018, vamos continuar a trabalhar duro para lançar jogos de qualidade para todos.

A respeito do grande conteúdo adicional de God Wars: Future Past, ‘Labyrinth of Yomi’, não só estaremos implementando novos conteúdos adicionais, também estamos planejando atualizar o jogo com melhorias drásticas à história principal em resposta a pedidos e feedback de usuários. Por causa disso, estamos um pouco atrasados, mas por favor sejam pacientes conforme anunciamos oficialmente detalhes quando tivermos uma ideia mais clara de quando.

Por favor dê o seu apoio à Kadokawa Games em 2018 também.”

Koei Tecmo Games

Logo da Koei Tecmo

Keisuke Kikuchi (Produtor):

“Com Atelier Lydie & Suelle: The Alchemists and the Mysterious Paintings, nós terminamos o aniversário de 20 anos da série Atelier, mas nós também estamos preparando um novo título para 2018. Eu vou trabalhar duro para que eu possa anunciá-lo o mais rápido possível.”

Hisashi Koinuma (Presidente):

“Obrigado a todos que jogaram títulos da Koei Tecmo este ano. Estamos planejando lançar muitos títulos ano que vem, e eu quero anunciar novos títulos também, então por favor fiquem de olho!”

Akihiro Suzuki (Produtor):

“Em adição [ao lançamento de Dynasty Warriors 9], estamos também preparando várias outras novidades sobre a série, e estamos nos movendo para o próximo projeto, então por favor continuem a apoiar a série Dynasty Warriors.”

Masaki Furusawa (Produtor e Diretor):

“Em 2017, nós trouxemos as estrelas da Koei Tecmo com Warriors All-Stars da Omega Force. Para 2018, eu novamente estou preparando um título que irá atender às exigências de todos os fãs de uma forma diferente, então por favor fiquem de olho.”

Junzo Hosoi (Produtor):

“Estamos planejando novos desenvolvimentos de vários títulos, incluindo a série Atelier, então por favor dê o seu apoio à marca Gust em 2018.”

Level-5

Logo da Level-5

Akihiro Hino (Presidente e CEO):

“Em 2018, nós vamos lançar vários títulos como Inazuma Eleven Ares Ni no Kuni II: Revenant Kingdom. Já que nós colocamos nossos corações e almas em cada título, eu certamente espero que vocês os peguem. Além disso, nós estamos planejando colocar nossas forças em um novo jogo para o Nintendo Switch.

E finalmente, 2018 será o aniversário de 20 anos do estabelecimento da Level-5. Mais do que nunca, nós pretendemos nos esforçar para criarmos e desenvolvermos novas propriedades intelectuais para nos tornarmos a melhor marca de entretenimento do mundo. E apesar de todos estarem se perguntando, nós estamos nos preparando para começar nosso título de comemoração do aniversário de 20 anos. Enquanto eu não posso revelar detalhes ainda, pretendemos dar tudo que a Level-5 pode e fazer disso uma obra-prima.

Por favor fiquem de olho em nossos anúncios futuros!”

Nippon Ichi Software

Logo da Nippon Ichi Software

Sohei Niikawa (Presidente e CEO):

“A Nippon Ichi Software comemora seu aniversário de 25 anos em julho de 2018. Obrigado a todos os fãs que nos apoiaram, obrigado do fundo do meu coração. Estamos preparando múltiplos projetos para oferecer a ‘diversão’ e ‘surpresa’ digna para um aniversário de 25 anos. E vários podem até surpreender as pessoas além de suas imaginações (e naturalmente aumentar expectativas).

Sega

Logo da Sega

Hiroyuki Sakamoto (Diretor de Yakuza: Kiwami 2):

“Estamos seguindo em frente com as preparações para o novo projeto Yakuza. A data do anúncio ainda não foi marcada, mas por favor fiquem de olho.”

Toshihiro Nagoshi (Diretor da Empresa e CPO):

“Ainda existem coisas que nós temos que anunciar. Ainda temos surpresos vindo, então por favor fiquem de olho!!”

Sony Interactive Entertainment

Logo da SIE

Tsutomu Kouno (Diretor Criativo):

“Eu não consigo anunciar um novo título já faz um longo tempo, mas em 2018, eu gostaria de anunciar o que eu estou preparando e curar o mundo ainda mais. Eu darei o meu melhor!!”

Keiichiro Toyama (Diretor Criativo):

“Agora é hora de estabelecer a base e executar teste e erro repetidamente para nosso novo título, então é improvável que haverá uma oportunidade para divulgar informações por um tempo…”

Arte de Gravity Rush 2
Gravity Rush 2, o jogo mais recente de Keiichiro Toyama e sua equipe Project Siren.

Teruyuki Toriyama (Diretor da Japan Studio):

“Em 2018, eu pretendo enfrentar novos desafios, como anúncios de títulos ambiciosos e completamente começar um novo projeto atualmente em fase de planejamento, então por favor continuem a apoiar a Sony Interactive Entertainment Japan Studio no futuro.”

Kentaro Motomura (Produtor Senior):

“Espero conseguir divulgar mais informações sobre a versão mobile de Wild Arms que já foi anunciada pela ForwardWorks, tal como anunciar novos títulos e por aí. Por favor nos dê seu apoio ano que vem.”

Masaaki Yamagiwa (Produtor):

“Como no ano passado, estivemos ativos nos bastidores desde Bloodborne, então eu gostaria de fazer de 2018 o ano em que tudo o que já fizemos gere frutos. Por favor fiquem de olho.”

SNK

Logo da SNK

Yasuyuki Oda (Vice-Gerente do Departamento de Jogos e Produtor):

“Graças a todos, em 2018 iremos celebrar o aniversário de 40 anos da marca SNK.

No lado dos jogos, teremos novos lançamentos e anúncios de títulos para ambos consoles e apps (não posso dizer nada ainda!), e também estamos planejando atualizar The King of Fighters XIV, que já está disponível.

Primeiro, o mangá de King of Fighters começará no dia de Ano Novo! Também estamos preparando produtos em comemoração ao aniversário de 40 anos, que serão gradualmente lançados através da SNK Online Shop. Por favor fiquem de olho na SNK em 2018!”

Spike Chunsoft

Logo da Spike Chunsoft

Koutarou Uchikoshi (Diretor e Escritor de Cenário):

“Em 2018, eu acho que poderei fazer um anuncio detalhado sobre meu projeto atualmente em desenvolvimento Psync (título provisório). É o jogo de aventura mais interessante do universo! Por favor fiquem de olho!

Tatsuya Marutani (Diretor):

“Em 2018, nós iremos lançar o RPG de sobrevivência Zanki Zero para PlayStation 4 e PS Vita.”

Tomoyuki Matsumoto (Designer e Diretor):

“Em 2018, conforme nos aproximamos do lançamento da versão para PlayStation 4, planejamos evoluir [Fire Pro Wrestling World] muito mais, e manter Fire Pro rodando. Adicionalmente, estamos preparando novos elementos e projetos que irão surpreender fãs, então não tirem seus olhos de Fire Pro Wrestling World no futuro!”

Square Enix

Logo da Square Enix

Takeshi Uchikawa (Diretor):

“Esse ano foi memorável pra mim já que Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age foi lançado, que foi a primeira vez na minha vida trabalhando como um diretor. Os comentários calorosos dos fãs de ambos antes e depois do lançamento me salvaram a cada dia e eu sou verdadeiramente grato. Muito obrigado.

No ano que vem eu gostaria que a equipe trabalhasse duro novamente para fazer jogos para que possamos divulgar informações surpreendentes para todos, então por favor continuem a nos dar seu apoio!”

Yoshinori Kitase (Produtor):

“Estamos trabalhando próximos ao desenvolvimento de Final Fantasy VII RemakeMobius Final Fantasy também está seguindo em frente para seu terceiro ano e nós vamos dar inicio a um novo capítulo em 2018, então por favor fiquem de olho.”

Cloud de Final Fantasy VII Remake em Mobius Final Fantasy

Takeo Kujiraoka (Diretor):

“Depois do lançamento de Dissidia Final Fantasy NT, estamos planejando implementar atualizações para a versão de arcade e PlayStation 4 ao mesmo tempo. Também poderemos anunciar personagens surpreendentes, então por favor fiquem de olho!”

Yosuke Saito (Produtor):

“Ao mesmo tempo que penso que seria legal não ficar ocupado com trabalho para poder balancear minha vida privada, tempo livre é desagradável, então eu espero ter uma chance de anunciar um novo título em 2018. Por favor não fiquem ansiosos demais por ele!”

 

Compartilhe:
Minato
Aspirante a escritor e jornalista. Minato é um amante de jogos, cinema, seriados, histórias em quadrinhos, música e tudo relacionado ao Japão. É uma fábrica de ideias que está sempre produzindo cada vez mais, apesar de não colocar nem metade em prática. Seus jogos favoritos são Persona 3, Okami, Steambot Chronicles, Shin Megami Tensei: Nocturne, Portal 2 e a série Kingdom Hearts.

Deixe um Comentário