#DensetsuIndica: Bust A Groove 2!


Bust A Groove 2

Sabe, eu tenho um fraco por jogos que aparentam ser bizarros. E o que vocês acham de colocar uma dupla de ETs contra um zumbi para um duelo de dança? E ainda por cima, os ETs dançam capoeira enquanto o zumbi parece saído do clipe de Thriller? É bizarro o suficiente? Bem, isto é Bust A Groove 2!

Capa americana de Bust A Groove 2

Bust A Groove 2 (Bust A Move 2: Dance Tengoku Mix no Japão) é um jogo de ritmo produzido pela Enix. Foi lançado para Playstation em 1999 no Japão e 2000 nos Estados Unidos.

Ao invés de ser orientado para 1 jogador como a maioria dos jogos de ritmo, seu foco principal é o duelo entre os dois jogadores. A arte do jogo é bem cômica com personagens bem diferentes, desde estudantes até aliens e zumbis! As músicas do jogo dão gosto de ouví-las enquanto joga e possuem ritmos bem variados como hip-hop, eletrônico e enka. É uma pena que sejam apenas 12 ao todo, mas eram as limitações da época…

 

Gameplay

 

Os comandos aparecem na tela e o jogador deve completá-los a cada 4 batidas. A cada comando certo o combo aumenta e a dificuldade do comando também, até chegar a um “finisher” onde o personagem faz uma pose final e o combo recomeça.

Como funciona Bust A Groove 2!

  • Parte 1: O fundo verde pisca a cada batida e você deve completar esses comandos. Não há timing para os comandos, mas é preciso completá-los antes da 4ª batida da música para poder fazer a parte 2. Caso o jogador insira muitos comandos errados os comandos ficarão pretos, indicando que o jogador errou e perdendo o combo.

 

  • Parte 2: O fundo vermelho pisca a cada 4 batidas, indicando quando você deve apertar o botão. Ele só irá aceitar o botão se você terminar os comandos da parte 1 antes. Acertar o timing perfeitamente gera mais pontos e aumenta a dificuldade dos comandos, possibilitando pontuações maiores.

 

  • Combo: Indica seu combo atual. Ele é contado normalmente até 5 e depois continuam da seguinte forma: Cool(6) > Chillin'(7) > Freeze(8)
    “Freeze” é o maior combo possível, depois o personagem retorna ao início da dança novamente.

 

  • Intensity: A barra de pontuação começa azul e vai ficando vermelha conforme o jogador acerta os comandos. Cada vez que a barra muda de cor o level do personagem aumenta (são 5 levels), gerando comandos mais complexos e combos mais longos.
    No início os combos não passam de 4 ou Cool(6), mas conforme o level sobe é possível chegar até Freeze(8)!

 

  • Jammer: Indicado pelas esferas azuis, cada jogador possui 2 por partida. Ataca o oponente e, se acertar, o jogador rouba alguns pontos e deixa o oponente incapacitado por algumas rodadas. Aperte R1 no lugar do comando final para usar.
    Quando o jogador é atacado por um Jammer, ele pode esquivar com R2 ou tentar devolver com R1 no lugar do comando final. No entanto, para devolver o Jammer é preciso apertar o R1 no timing perfeito, enquanto a esquiva possui uma janela bem maior para acertar.

 

  • Luck: Cada coluna representa um combo. Verde = Cool, Vermelho = Chillin’, Azul = Freeze. A cada combo que os jogadores fazem as colunas vão se enchendo até o máximo de 3 blocos. Caso ela esteja cheia, ela volta a ter apenas 1 bloco.
    Ao alinhar as 3 colunas um efeito especial acontece na tela e o jogador que alinhou as 3 colunas ganha um bônus de 2x por um período!

 

Solo

Hora do solo em Bust A Groove 2!

Em certas partes da música entram os solos. Ao invés dos dois jogadores dançarem juntos, eles se alternam a cada 4 comandos. É a hora de aumentar seu score sem se preocupar com um Jammer do oponente!

No entanto, há um detalhe: se você levar um Jammer pouco antes do solo começar, seu personagem ficará caído e perderá um solo… E pior: o solo perdido irá para o oponente! Por isso os momentos antes do solo são os mais tensos, já que a vontade de roubar o solo do adversário com um Jammer é grande!

 

Luck

 

As barras de Luck são a parte estratégica do jogo. Como os dois jogadores influenciam a barra, é preciso manipular ela corretamente para ganhar o bônus do Luck!

Muitas vezes é melhor perder um combo para esperar o combo do adversário terminar e você conseguir encher o Luck no próximo combo. Ou usar um Jammer se ver que o oponente vai conseguir o Luck naquele combo!

Quando o nível dos jogadores é alto, os jogadores erram muito pouco e não levam Jammers facilmente. Nesses casos é o Luck que costuma decidir a partida!

 

Dificuldade

Seleção de dificuldade em Bust A Groove 2

O jogo possui 3 dificuldades, Easy, Normal e Mix.

  • Easy: Não usa botões, somente direcionais. O Jammer é executado com O e a esquiva com X.
  • Normal: A parte 1 consiste apenas de direcionais, a parte 2 usa apenas X ou O.
  • Mix: A parte 1 contém direcionais e botões, a parte 2 usa os 4 botões.

 

Personagens

 

O jogo possui 10 personagens iniciais e 2 chefes finais, cada um com um estilo diferente. É possível abrir mais 6 personagens que imitam alguns dos personagens já existentes. Graças ao motion capture as animações das danças são bem feitas e fluidas e é possível conferir elas no modo extra “Dance View” após terminar o jogo com o personagem!

Os personagens iniciais são Heat, Comet, Shorty, Strike, Tsutomu, Capoeira, Kelly, Kitty-N, Hiro e Bi-O. O primeiro chefe final é Robo-Z Gold e o chefe secreto é o Pander.

Os personagens extras são ChiChi&Sally (imitam Capoeira), Columbo (Shorty), Hustle Kong (Hiro), McLoad (Kelly), Michael Doi (Kitty-N) e Sushi Boy (Comet).

Embora não haja diferença na pontuação, cada personagem possui comandos diferentes. Personagens como Heat e Shorty são mais fáceis de jogar, enquanto personagens como Robo-Z Gold possuem comandos mais complexos.

Cada personagem possui 2 roupas diferentes e também possuem Jammers próprios. Heat lança fogo nos oponentes, Shorty derruba um bolo gigante, Capoeira transforma o oponente em versão chibi e por aí vai…

 

Músicas

 

As músicas são bem variadas e devem agradar a todos os gostos. Ainda hoje eu gosto de escutá-las de vez em quando! A minha favorita é “Got to be Happy” do Tsutomu, mas ficava desesperado quando tinha que jogar “Enka 1” do Pander (muito rápida!). Outras músicas que recomendo são “The Heat Is On” do Heat e “Hizashi no Oku Happy Heart” da Shorty (música feliz hehe).

Cada personagem possui sua música, com exceção dos personagens extras. Eles usam a música do personagem que imitam.

Um detalhe importante: na versão americana, as músicas cantadas em japonês foram adaptadas para o inglês. Obviamente isso gerou muita discussão sobre “qual versão é melhor”. Deixo aqui as duas versões para tirarem suas conclusões!

Obs: A versão americana não lançou a OST em disco depois e por isso possui somente as versões in-game, que são menores.

 

Cenários

Os cenários são outro ponto alto do jogo: eles são bem coloridos, cada personagem possui seu cenário e eles vão se alterando conforme os jogadores vão aumentando a pontuação! Um gorila gigante surge na danceteria do Hiro, o estúdio da Kitty-N começa a se desfazer, um vulcão entra em erupção no parque da Shorty e muito mais!

Quando as barras de Luck se alinham acontece outro efeito no cenário, gerando ainda mais caos! Em conjunto com os Jammers dos personagens, a tela vira uma bagunça e o jogo fica muito divertido!

… menos para quem levar o Jammer, claro.

Fever Time em Bust A Groove 2

Há outros detalhes menores durante a partida: a câmera dá prioridade para quem tem maior pontuação, deixando o jogador que está ganhando em primeiro plano. E ao terminar uma partida, o personagem irá executar um “Fever Time” caso sua performance tenha sido muito boa. E se os dois jogadores tiverem uma pontuação bem próxima (diferença abaixo de 1000), os dois personagens irão dançar juntos!

 

Bust a Move x Bust A Groove

Capa da versão japonesa de Bust A Groove 2

No Japão o jogo se chama Bust A Move, mas no ocidente ele se tornou Bust A Groove porque já existia um jogo chamado Bust A Move. Que por sinal é este aqui (Puzzle Bobble no Japão).

Além do nome as versões americana e japonesa possuem mais algumas diferenças, principalmente devido ao idioma e a censura americana.

  • Algumas falas do narrador foram alteradas para evitar a frase “Bust A Move”
  • Alguns “engrish” da versão japonesa foram corrigidos
  • As músicas da Shorty, Kelly e Kitty-N possuem versão americana porque a letra original é em japonês
  • A música da Comet foi regravada na versão americana. Provavelmente porque a letra da música completa na versão japonesa era mais explícita (apesar da versão completa não ser usada no jogo…)
  • Na versão japonesa os direcionais são sempre amarelos. Na americana, cada seta possui uma cor diferente
  • Na versão japonesa o ícone do Hiro é um cigarro na tela de seleção e ele aparece fumando no jogo. Na versão americana o ícone foi alterado para um “I♥ME” e ele não aparece fumando (mas o Strike atirando com uma metralhadora não tem problema… né)

E a maior mudança de todas…

  • A versão americana não possui os finais dos personagens.

… HUH??

Exatamente. Após terminar o jogo com um personagem há uma cena onde ele(a) aparece em um programa de TV com um apresentador, que mostra o passado do personagem.

Mas o apresentador conta piadas de humor negro (“O que falta para reunir os Beatles novamente? Três balas!” – …sério Enix?) e várias cenas dos personagens são um pouco polêmicas para um jogo tão “colorido” como Bust A Groove. Por exemplo, a Shorty era negligenciada pelos pais, a Comet foi sequestrada quando criança, a Kitty-N fica decepcionada quando descobre que seu “crush” é gay…

Então, a solução dos americanos foi simplesmente cortar tudo fora e deixar somente o personagem dançando durante os créditos. Woops.

 

Conclusão

 

Bust A Groove 2 possui uma trilha sonora muito boa, personagens cômicos e é um jogo bem divertido para se jogar com um amigo! O sistema de batalha dele é bem simples mas exige uma certa estratégia, principalmente considerando os solos e a Luck Gauge. E você não vai ver outro jogo com um robô gigante dançando vogue contra um cara medonho fantasiado de panda dançando enka…

Infelizmente hoje em dia é bem difícil encontrá-lo, com os cds originais custando mais caro do que no lançamento…

A série teve uma versão para PS2 chamada Dance Summit 2001 lançada apenas no Japão. Nele até 4 jogadores se enfrentam e o gameplay é diferente, com uma série de botões a serem apertados em sequência no ritmo da música como em Parappa the Rapper. No entanto, ele não foi bem recebido como Bust A Groove 2 e a série caiu no esquecimento logo depois.

E então, você jogou Bust A Groove? Quais eram seus personagens/músicas favoritos?

Por último, conheçam outros jogos da série #DensetsuIndica aqui! São vários jogos clássicos e RPGs para conhecer e relembrar!

Compartilhe:

Like it? Share with your friends!

Qual foi a sua reação?

amei amei
15
amei
haha haha
2
haha
meh... meh...
3
meh...
eita! eita!
1
eita!
Densetsu

Se você gosta de escrever, é fã de jogos eletrônicos japoneses e gostaria de ver o seu texto publicado em nosso site, entre em contato conosco através do Facebook/Twitter ou envie o seu texto através do e-mail contato@densetsugames.com.br!