HOME > Especiais > Ace Attorney: Trials and Tribulations – Uma conclusão dramática para a primeira trilogia da série

Ace Attorney: Trials and Tribulations – Uma conclusão dramática para a primeira trilogia da série

O gênero visual novel tem se tornado mais conhecido entre os jogadores recentemente. Isso se dá por muitos fatores, como por exemplo as novidades que estão sendo trazidas em relação à interatividade dos jogos, e temáticas inovadoras e muito bem desenvolvidas. A adição de minigames é uma solução muito comum, que aprimora a jogabilidade e prende a atenção dos jogadores.

Para mim é impossível não pensar na série Ace Attorney ao tocar nesse assunto, onde temos o advogado de defesa Phoenix Wright atuando em uma série de casos peculiares, agindo de certa forma como detetive, desde cenas de crime até o contato com as testemunhas. Nesse cenário, o jogo acaba trazendo ao usuário diferentes tipos de informação, além da possibilidade de conectar dados para criar e encontrar novas pistas e novos argumentos que serão utilizados em corte.

O título Ace Attorney: Trials and Tribulations traz uma conclusão dramática à primeira trilogia da série, contando com personagens únicos e que criam uma forte conexão com o jogador.

Provas são a chave

O gameplay padrão da série se mantém, onde há uma interface de informações que pode ser acessada pelo jogador, onde são armazenadas evidências e perfis de pessoas de interesse. Em partes da história também temos a atuação de Phoenix na corte, com interações entre testemunhas, revisão de depoimentos para buscar contradições, diálogo direto com o juiz responsável e é claro, os icônicos momentos de gritar “protesto!”

“Objection!”

Durante a história, a criatividade e percepção do jogador são colocadas à prova, com mistérios que dependem somente de seu instinto de investigação e lógica para serem resolvidos.

Menu de evidências

Em muitos momentos na história, peças específicas de evidência devem ser apresentadas para certas pessoas, trazendo novas informações e disparando eventos especiais. Também é possível realizar a combinação de itens e analisar fotos em detalhe.

Segredos do passado e o que vem pela frente

Partindo de um caso marcante ocorrido no passado do personagem principal, e alcançando seu clímax na resolução de um mistério complexo relacionado à pessoas muito importantes na vida de Phoenix, a história apresentada engloba todo o conteúdo anterior da série.

Com um humor único, um clima muito agradável e descontraído, e ao mesmo tempo uma série de eventos chocantes e dramáticos, o jogo apresenta um desenvolvimento de personagens e casos memorável. Pode se contar também com a presença de frases marcantes e momentos muito profundos no desenrolar da trama.

A fragrância do café preto

Contamos com a introdução do procurador Godot, que atua como o antagonista principal do jogo, além da volta personagens aclamados, como Miles Edgeworth. Vale destacar a presença e personalidade do novo inimigo de Phoenix, que são excêntricas.

“Mais escuro que uma noite sem a luz da lua, mais quente e mais amargo que o próprio inferno.. Isso é o café.”

Como de costume na série, temos uma experiência sonora gloriosa. Os temas Pursuit ~ Caught e Pursuit ~ Cornered, recorrentes nos jogos, se apresentam em uma versão condizente com o humor da trama, trazendo toda a tensão das revelações ocorridas nos casos. Há também a introdução do tema único de Godot, que com um ar de jazz viciante, inova com sucesso a OST da série, além de se apresentar de forma excelente através da sonoridade 8-bit dos consoles DS. O tema também combina perfeitamente com o personagem, sua personalidade e seus segredos.

Rumo ao tribunal

O acesso ao jogo é muito simples hoje em dia, estando disponível para os consoles da família Nintendo DS, incluindo uma versão trilogia que inclui os 3 primeiros jogos da série. Temos também os outros títulos da série e spin offs, incluindo versões Apollo Justice, Miles Edgeworth Investigations, e um maravilhoso crossover em Phoenix Wright vs. Professor Layton.

Para fãs de jogos no estilo visual novel, fãs de uma boa história e fãs de jogos de investigação, o jogo com certeza se encontra entre os melhores. O clássico também oferece calorosas boas vindas para jogadores que não são familiarizados com o gênero, devido à sua interatividade, intuitividade, desafios e apego incomparáveis.

Além do jogo valer muito a pena, é interessante mencionar também que a série possui uma adaptação em Anime, intitulado “Gyakuten Saiban: Sono “Shinjitsu”, Igiari!”, que recentemente (2018) recebeu sua segunda temporada, alcançado a história do jogo Trials and Tribulations.


Sobre o autor

 

Davi é um entusiasta de computação, integrante do canal Framed Regalia. Apesar de possuir uma forte afinidade com o gênero de visual novel, busca aventuras em franquias como Kingdom Hearts e Persona, além de ser um grande fã de jogos da série Digimon e se desafiar no mundo competitivo de Dragon Ball Fighterz.

Twitter@inoridv

Compartilhe:
Densetsu
Densetsu
Se você gosta de escrever, é fã de jogos eletrônicos japoneses e gostaria de ver o seu texto publicado em nosso site, entre em contato conosco através do Facebook/Twitter ou envie o seu texto através do e-mail contato@densetsugames.com.br!
https://www.densetsugames.com.br