De acordo com os últimos relatórios financeiros da Square Enix, houve uma queda exponencial nos lucros da empresa, especialmente no último ano fiscal. A fim de reverter a tendência negativa, a empresa anunciou um plano de ação para os próximos 3 anos que busca reequilibrar os ganhos ao dar mais atenção para jogos multiplataforma.
Apesar de índices como vendas diretas e lucros operacionais terem registrado altas modestas de pouco mais de 3%, o grande baque foi no balanço total do ano fiscal, que trouxe a dura realidade da queda de 69,7% nos lucros totais com relação ao ano anterior.
Os poucos destaques positivos para a empresa foram Final Fantasy XVI, a série Pixel Remaster da mesma franquia e Final Fantasy 7 Rebirth. Contudo, altos gastos em publicidade, uma queda considerável nos lucros de títulos online e mobile, além de inúmeros projetos cancelados foram responsáveis pela diferença agressiva.
Em alerta pelos resultados decepcionantes, a Square Enix colocará em prática uma nova estratégia, que mudará o foco antigo, que era de renovar seu portfolio, para uma “busca agressiva por estratégia multiplataforma que envolva Nintendo, PlayStation, Xbox e PC”.
A mudança de paradigma implicará em reestruturações em diversos braços operacionais da empresa, especialmente naqueles fora do Japão. A previsão para o ano fiscal de 2025 feita pela própria empresa é de que seu lucro se recupere e atinja um patamar de 22.9%.