HOME > Especiais > Mega Man X Legacy Collection é a coletânea essencial para fãs da série

Mega Man X Legacy Collection é a coletânea essencial para fãs da série

Ilustração de Mega Man X Legacy Collection

Há 25 anos, no dia 17 de dezembro de 1993, foi lançado Mega Man X, o primeiro jogo de uma nova série derivada da popular franquia do icônico herói titular robótico da Capcom. A série trouxe uma pegada nova e mais “matura”, com personagens estilosos, como o protagonista X e o misterioso Zero, e um novo vilão chamado Sigma, tomando o lugar do clássico Dr. Wily. Agora, após 8 jogos da série e ainda outros derivados, X retorna em uma celebração digna e dividida em duas partes: Mega Man X Legacy Collection 1 & 2.

Ilustração e logos de Mega Man X Legacy Collection 1 & 2

As duas coleções de aniversário trazem todos os jogos da série exatamente como lembramos, com opção de filtros que permitem que os jogos rodem com gráficos modernizados ou com os gráficos originais simulando TVs antigas. Alternativamente, também é possível jogar com os gráficos originais sem filtro.

Filtros em Mega Man X Legacy CollectionTodos os jogos da coletânea contam com resolução original 4×3 com opção de barras laterais com imagens para maximizar o espaço de tela, e opção de tela cheia com um pouco de distorção. Múltiplas opções de idioma para o menu estão disponíveis, além de ser possível alternar entre a versão americana (Mega Man) e a original japonesa (Rockman), uma opção bem curiosa para quem prefere seus jogos de forma mais fiel à versão original.

Em possível contrapartida, pelo menos os três primeiros jogos incluem “input lag”, uma configuração que simula o lag presente nos jogos na época de seus lançamentos originais para o SNES. Algo que pode variar dependendo do console e configurações de vídeo e gráficos.

Um museu de memorabilia da série também está incluído em ambos os títulos, contendo desde arte conceitual até imagens de produtos como action figures, cartas, e mais, vendidos desde 1993 até 2018. Algo para fãs do robô azul apreciarem. O museu conta ainda com todos os trailers dos jogos, e o curta animado The Day of Sigma em HD, contando acontecimentos anteriores à série, mostrando como Sigma veio a se transformar de um herói para um grande vilão.

Museum de Mega Man X Legacy Collection 1

Talvez a maior novidade da coleção seja o inédito X Challenge, um novo modo desafiador que coloca jogadores em batalhas contra dois chefões robóticos ao mesmo tempo. Ao inicio de cada combate, é possível escolher seu arsenal de armas e partir para o ataque. Como fã de Mega Man X, foi bem interessante, e difícil, enfrentar dois chefes ao mesmo tempo. Mesmo perdendo repetidamente, as batalhas de chefe continuam dando aquele sentimento de querer persistir para derrota-los… “não, eu consigo fazer isto!”

X-Challenge em Mega Man X Legacy Collection 1

Como não poderia deixar de ser com um relançamento moderno, a coleção também conta com um sistema de conquistas, algo que pode ser muito gratificante para ambos jogadores veteranos e novatos. E falando em novatos, quem achar o jogo difícil demais poderá ficar mais tranquilo com um novo modo chamado “Rookie Hunter Mode”, facilitando a jogatina para quem está começando em jogos de plataforma do tipo.

No mais, os jogos continuam o mesmo do que você talvez se lembre da sua infância. É extremamente nostálgico passar novamente pelas várias fases de anos atrás.

Damos a Mega Man X Legacy Collection 1 & 2:

Nota de Mega Man X Legacy Collection
4 de 5 tanques de coração!

Consideramos a decisão de ter dividido a coletânea em dois questionável, tal como a inclusão de input lag, algo que pode ser um incômodo para alguns devido ao atraso que ocorre para execução de algumas ações. Mas ainda assim, sentimos que ambos os títulos fazem o que uma coletânea deve fazer: agradar ambos fãs e novos jogadores de uma série clássica. Esta não é a primeira coleção que a Capcom conseguiu fazer bem (veja Devil May Cry HD Collection Street Fighter 30th Anniversary Collection), mas é certamente uma das melhores.

Agora que temos esta coletânea e em breve teremos Mega Man 11, será que eventualmente veremos também um Mega Man X9? Só o tempo dirá, mas esperamos que sim.

Mega Man X Legacy Collection 1 já está disponível para PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, e PC.

O que você achou de Mega Man X Legacy Collection?
Diga nos comentários abaixo!

Compartilhe:
Minato
Aspirante a escritor e jornalista. Minato é um amante de jogos, cinema, seriados, histórias em quadrinhos, música e tudo relacionado ao Japão. É uma fábrica de ideias que está sempre produzindo cada vez mais, apesar de não colocar nem metade em prática. Seus jogos favoritos são Persona 3, Okami, Steambot Chronicles, Shin Megami Tensei: Nocturne, Portal 2 e a série Kingdom Hearts.