Segundo relatório da Sensor Tower, o mercado de games japonês se destaca como o maior investidor global em jogos com foco em localização, como Pokémon Go e Dragon Quest Walk, com injeções superiores a 620 milhões de dólares em 2023. O montante representa 50% dos gastos mundiais no segmento.
Os principais títulos do gênero foram, consequentemente, os carros chefe do nicho, sendo Dragon Quest Walk o líder absoluto, com receita de 300 milhões de dólares, seguido por Pokémon Go, Monster Hunter Now, Station Memo e Nobunaga’s Ambition.
Em comparação, os Estados Unidos, segundo maior mercado do segmento, investiram mais de 380 milhões de dólares nos principais jogos, quase 40% a menos que o Japão. Já a Coreia do Sul gastou menos de 16 milhões nos mesmos títulos, enquanto a China não alcançou 2 milhões.
Embora Dragon Quest Walk lidere no Japão, Pokémon Go continua sendo o jogo de localização mais popular no resto do mundo, impulsionado pela marca registrada mais lucrativa do mercado de cultura pop.
O relatório atribui o sucesso de jogos com base em GPS no Japão a fatores como o deslocamento a pé ou de trem, em contraste com os Estados Unidos, onde a maioria das pessoas dirige. Além disso, destaca-se o fato dos principais títulos do nicho serem propriedades intelectuais de empresas japonesas.