HOME > Especiais > Prevendo o futuro da série Persona; o que virá em breve e mais adiante?

Prevendo o futuro da série Persona; o que virá em breve e mais adiante?

Cena de vitória de Persona 5

A série Persona está se movendo a todo vapor nesses últimos anos. Desde que a série foi revivida em 2006 com o lançamento de Persona 3, temos visto todo tipo de desenvolvimentos, desde jogos spin-off até adaptações animadas para TV e cinema. Tudo isso graças à equipe que eventualmente veio a ser conhecida como P Studio, guiada pelos incríveis talentos do diretor Katsura Hashino, o compositor Shoji Meguro, e o artista Shigenori Soejima. Esses três, no entanto, agora decidiram deixar a série para uma nova equipe, partindo para um novo projeto no novo estúdio interno da Atlus, o Studio Zero.

Venha ler as cartas de tarô conosco para calcularmos o que está por vir no futuro próximo e mais distante da série Persona.

Futuro Próximo (2019/2020)

Até o momento, os únicos títulos da série que foram lançados após a saída de Hashino, Meguro, e Soejima foram Persona 3: Dancing in MoonlightPersona 5: Dancing in Starlight Persona Q2: New Cinema Labyrinth. Enquanto os jogos de dança foram feitos pela nova equipe com base em Persona 4: Dancing All Night desenvolvido pela Dingo (estúdio falido responsável por Hatsune Miku: Project Diva), Persona Q2, assim como seu antecessor, é produto do estúdio interno da Atlus responsável pela franquia Etrian Odyssey. Ainda não vimos algo realmente novo dessa nova equipe, e isso pode levar um tempo ainda.

Persona 5 Arena

Screenshot de Persona 4 Arena
Persona 4 Arena (2012)

Após alguns comentários vindos do diretor de Persona 4 Arena sugerindo que a Atlus e a Arc System Works estariam interessadas em lançar um novo jogo de luta com personagens de Persona 5, o próprio diretor da série BlazBlue, Toshimichi Mori, revelou que está guardando algumas ideias para “futuros projetos de Persona” em uma entrevista com o site Compete a respeito de BlazBlue: Cross Tag Battle (jogo de luta que inclui personagens de Persona 4).

Recentemente, a Atlus anunciou o evento “Persona Super Live 2019”. Na última edição desse evento, que ocorreu em 2017, foram anunciados os três jogos mais recentes da série, então não é estranho esperar que mais anúncios venham na edição de 2019. Curiosamente, a Arc System Works também anunciou um evento para 2019, onde serão incluídas demos de jogos e mais. Pode ter coisa aí.

Nós estamos apostando que um “Persona 5 Arena” pode vir a ser anunciado durante o Persona Super Live em abril, e uma demo poderá ser jogada durante o “Arc System Works Festival 2019” em agosto.

Persona 5Crimson“?

Screenshot de Persona 5
Persona 5 (2017)

Mas o que mais além de um jogo de luta poderia estar no horizonte? Bem, levando Persona 3 FESPersona 4 Golden e, mais recentemente, Catherine: Full Body como precedentes, é possível que uma nova versão de Persona 5 esteja nos planos. Apelidada carinhosamente de “Persona 5 Crimson” pelos fãs, essa versão poderia, assim como FES Golden, trazer uma variedade de novas mecânicas, eventos, personagens, e Personas para o jogo, além de providenciar uma chance para a Atlus relançar o seu jogo mais popular de todos os tempos.

Então, essa é nossa aposta para o futuro próximo de Persona em 2019/2020. É bem possível que ambos “Persona 5 Arena” e “Persona 5 Crimson” sejam anunciados durante o Persona Super Live 2019, e que os títulos sejam lançados no final de 2019 ou no início de 2020.

Futuro Mais Distante (2020 – 202X)

E para o futuro mais distante? Bom, aí fica bem mais difícil de prever. Além de um sexto jogo principal, Persona 6, que segundo o diretor Kazuhisa Wada em uma entrevista com a revista Dengeki PlayStation já está sendo planejado, vários títulos spin-off podem estar vindo também, especialmente se levarmos em consideração os domínios registrados pela Atlus em abril de 2017, que incluem siglas como P5AG, P5U, e P5R. Vamos analisar as possibilidades de cada uma.

“P5AG”

Screenshot da abertura de Persona 5 the Animation
Persona 5 the Animation (2018)

Claramente algo relacionado a Persona 5, e possivelmente a Persona 5 the Animation (P5A), a adaptação em anime do jogo.

Após o lançamento de todos os episódios de Persona 4 the Animation, a série recebeu ainda um episódio especial e o filme Persona 4 the Animation: The Factor of Hope. A história pode se repetir com a adaptação de P5, considerando que um episódio especial, intitulado “Dark Sun…”, já foi anunciado, e “P5AG” pode se referir a esse filme.

Adicionalmente, seria interessante se, assim como Factor of Hope, o filme incluísse uma cena pós-créditos sugerindo um filme futuro adaptando outro jogo da série. No caso de Factor of Hope, o filme trouxe uma cena envolvendo o protagonista de Persona 3 que levou ao anuncio da série de filmes Persona 3 the Movie. Quem sabe um filme de Persona 5 poderia incluir uma cena para anunciar uma adaptação do capítulo “The Answer” de Persona 3 FES ou, por mais improvável que isso possa soar, uma adaptação de Persona 1 ou 2.

“P5U”

Screenshot de Persona 4 Arena Ultimax
Persona 4 Arena Ultimax (2013)

É possível que já saibamos sobre o que essa é. Apesar de Persona 4 Arena ter vindo ao ocidente trazendo a sigla “P4A”, no Japão o jogo é chamado de “P4U”, vindo do título original Persona 4: The Ultimate in Mayonaka Arena. Se um jogo de luta com personagens de Persona 5 estiver mesmo vindo, é possível que a Atlus e a Arc System Works decidam usar um título semelhante.

“P5R”

Screenshot do fan-game Persona 4: Racing All Afternoon
Fan-game Persona 4: Racing All Afternoon

Essa é a mais difícil, considerando que não há precedentes para o “R” em títulos anteriores da série, então teremos que ir longe especulando.

Desde o lançamento de Persona Q: Shadow of the Labyrinth, que trouxe um estilo de gameplay diferente à série, mais semelhante à franquia Etrian Odyssey, e Persona 4: Dancing All Night que trouxe o gênero de jogos de ritmo à franquia, muitos fãs passaram a perceber que essencialmente qualquer gênero de jogo poderia ser incluído na franquia, por mais bobo que pudesse soar.

Seguindo um estilo mais “infantil”, semelhante ao de Persona Q, talvez até seria possível o lançamento de um jogo de corrida inspirado por jogos como Mario Kart.

Novamente, isso é somente especulação, mas não podemos deixar de achar que seria muito interessante um “Persona 5 Racing“.

Algo mais?

Screenshot de Persona 3: Dancing in Moonlight
Persona 3: Dancing in Moonlight (2018)

Bom, tudo que resta a especular que poderia vir no futuro é um remake de Persona 3. Não sabemos o quão provável isso seria, visto que a Atlus moderna nunca produziu um remake total (não contando relançamentos com melhorias gráficas e conteúdo adicional como Shin Megami Tensei: Strange Journey Redux).

O que adiciona lenha à fogueira é o fato de que muitos “assets” relacionados a Persona 3 foram feitos com gráficos no estilo de Persona 5 para o jogo de dança Persona 3: Dancing in Moonlight. Com tantos novos modelos 3D não só de personagens, mas também de lugares, a Atlus já teria uma base para o desenvolvimento de um remake.

Em contrapartida, alguns fãs, incluindo este que vos escreve, imagina que seria um tanto complicado um remake de Persona 3 seguindo o estilo de Persona 5, considerando diferenças significativas nos dois jogos que poderiam afetar o “feel” do jogo original. Além disso, o desenvolvimento de um remake poderia tomar um bom tempo e recurso que poderia ser usado para Persona 6 que, lembramos novamente, já está sendo planejado e pode, ou não, trazer grandes mudanças à série visto que será o primeiro título desde Persona 3 a ser desenvolvido sem Katsura Hashino, Shoji Meguro, e Shigenori Soejima.

Seja lá o que vier para o futuro da série, esperamos que a nova equipe saiba gerenciar bem esse projetos futuros. Visto que Persona 3: Dancing in Moonlight Persona 5: Dancing in Starlight já foram lançados há um bom tempo no Japão, a equipe da série já deve estar trabalhando duro no próximo lançamento que imaginamos que será um relançamento de Persona 5, seguido do próprio Persona 6 (que ainda deve levar um tempo para ser anunciado e lançado).

Os dois jogos de dança serão lançados no dia 4 de dezembro no ocidente. Já Persona Q2: New Cinema Labyrinth ainda não foi confirmado para o ocidente, mas é provável que seja anunciado para algum momento em 2019, após o lançamento de P3D e P5D.

Compartilhe:
Avatar
Minato
Aspirante a escritor e jornalista. Minato é um amante de jogos, cinema, seriados, histórias em quadrinhos, música e tudo relacionado ao Japão. É uma fábrica de ideias que está sempre produzindo cada vez mais, apesar de não colocar nem metade em prática. Seus jogos favoritos são Persona 3, Okami, Steambot Chronicles, Shin Megami Tensei: Nocturne, Portal 2 e a série Kingdom Hearts.