Atelier Dusk Trilogy Deluxe Pack – Conhecendo os mistérios do Dusk


A série Atelier se tornou muito adorada pelos fãs de RPG nos últimos anos, graças a personagens e histórias cativantes. Trazendo os jogos anteriores para uma nova geração, a Koei Tecmo parece estar se dedicando ao lançamento de coletâneas remasterizadas contendo as várias sagas da franquia.

Após o lançamento de Atelier Arland Trilogy Deluxe Pack, a empresa anunciou a vinda de Atelier Dusk Trilogy Deluxe Pack, a segunda trilogia pertencente à era do PlayStation 3. Será sobre estes três fantásticos jogos que falaremos hoje. Assim, vamos ao maravilhoso mundo da trilogia Dusk.

Uma nova chance para conhecer um velho mundo

Atelier Dusk olhos

A coletânea conta com os jogos Atelier Ayesha: The Alchemist of Dusk, Atelier Escha & Logy: Alchemists of the Dusk Sky e Atelier Shallie: Alchemists of the Dusk Sea. Dessa forma, os três títulos compõem a trilogia Dusk, lançada inicialmente em 2012.

Alguns anos depois, estes games foram relançados para o PS Vita em uma versão aprimorada. Essa edição adicionara novas funcionalidades e conteúdo extra, sendo utilizada como base para a coleção atual.

Apesar de ser comparável à sua antiga remasterização, a nova trilogia contém alguns conteúdos inéditos e teve seus aspectos visuais retrabalhados novamente.

Atelier Dusk Trilogy Deluxe escritório

Na franquia, é comum que jogadores assumam o papel de um alquimista e atendam às necessidades de outros personagens em um mundo fantástico, repleto de magia. No entanto, isso é um tanto diferente nesta trilogia.

Em contrapartida aos outros jogos, onde o mundo é mais estável, a saga Dusk acontece em um mundo pós-apocalíptico. Os cenários são bem diferentes do resto da franquia. Assim,  existem ruínas misteriosas, itens perdidos sendo descobertos e algumas áreas começando a sofrer com efeitos colaterais do passado.

Apesar disso, o clima do enredo continua tão leve como no resto da série. Isso acontece por conta da natureza pessoal na história de cada um dos jogos, focando nos laços que os protagonistas criam entre si e com outros personagens.

Atelier Dusk Trilogy Deluxe Regina

O início da jornada

Começando em Atelier Ayesha e terminando em Atelier Shallie, uma das coisas mais legais que a coletânea faz é oferecer os jogos em sequência. Isso permite ao jogador conferir como a história geral da saga evolui. É extremamente prazeroso ver personagens que apareciam em um título, retornando crescidos e mais experientes nas continuações.

No primeiro jogo temos Ayesha Altugle, uma jovem que mora em um ateliê afastado da civilização, criando medicamentos. Três anos antes dos eventos do game, a irmã mais nova da menina, Nio, desapareceu misteriosamente nas ruínas perto de sua casa. Um dia. após visitar o “túmulo” da irmã, a protagonista vê uma aparição da parente e começa a estudar alquimia para descobrir uma maneira de salvá-la.

Em seguida temos Atelier Escha & Logy, acontecendo quatro anos após o primeiro título. Dessa vez, acompanhamos a dupla de alquimistas, Escha Malier e Logix “Logy” Ficsario, que trabalham para o governo da cidade de Colseit. Os protagonistas fazem uso de suas habilidades para ajudar a cidade e seus habitantes, que encaram dificuldades em suas colheitas e seus fundos monetários.

Shallie Shallote

Atelier Shallie, o último game da série Dusk, acontece 10 anos após o início da trilogia. Shallistera e Shallotte Elminus estudam o misterioso fenômeno “Dusk” que está afetando o mundo à sua volta, fazendo com que a água da cidade de Stellard acabe.

Ao mesmo tempo que a coletânea traz uma trilogia, cada jogo pode ser jogado separadamente já que o intervalo de tempo entre um e outro é significativo. Contudo, como dito anteriormente, uma das vantagens de se obter a coleção é poder acompanhar a evolução do mundo e dos personagens. Assim, é recomendado jogá-los em ordem para uma experiência mais abrangente.

O trabalho de um alquimista

Atelier Dusk Trilogy Deluxe receita

Independente do jogo escolhido para começar, o jogador sempre será um alquimista que deseja aprender mais sobre a misteriosa arte. Assim, a maior parte do tempo será gasta com treinamento e estudo de alquimia. O principal foco desses jogos é o seu sistema de criação de itens, fazendo uso de caldeirões e habilidades dos protagonistas.

Os jogadores devem buscar os materiais em seus habitats naturais, realizar seu refinamento e misturá-los. Os procedimentos são simples, mas para aqueles que desejam criar itens mais poderosos, um sistema complexo os aguarda. A alquimia avançada envolve transmutação de elementos e refino de habilidades até conseguir o objeto perfeito.

Não é um passeio no parque

Batalha

Durante as buscas por materiais, os jogadores encontrarão diversos inimigos. Utilizando os sistemas de batalha — que são extremamente simples — as lutas contra os adversários podem fornecer novas armas e itens. Além disso, uma novidade que agradará aqueles que querem subir vários níveis ou completar uma área rapidamente é a opção de acelerar animações.

Outra adição da versão Deluxe é a possibilidade de “correr” em uma velocidade mais rápida que a normal pelo mapa. De fato, essa função é muito útil para atravessar cenários muito extensos que oferecem poucos elementos interessantes.

A lei da troca equivalente

Shallie 2

Algo que sempre admirei nos jogos da série Atelier é como os jogos são excelentes em utilizar as técnicas de gráficos cel shading. Os games já eram lindos no Vita em suas versões remasterizadas, mas agora que estão em um console atual, é possível notar de fato como a qualidade gráfica dos títulos é fantástica.

Os personagens têm detalhes incríveis em suas roupas e expressões. Ademais, os cenários também receberam uma boa melhoria em sua resolução. Esses fatores fazem jus à um relançamento que busca atualizar o visual de títulos antigos.

Atelier Dusk Trilogy Deluxe Escha

Tudo isso recebe o apoio da arte fenomenal do artista Hidari, conhecido por seus incríveis trabalhos em diversos jogos e animes. Assim, ele cria cenas incrivelmente boas para a trilogia, que dão elegância e suavidade, mostrando que é possível criar histórias felizes mesmo em uma situação pós-apocalíptica.

Infelizmente, nem tudo são flores. Alguns problemas presentes das versões anteriores permaneceram na coletânea. Algumas quedas de velocidade são notadas em certas áreas e parte dos problemas de tradução continuam presentes.

Por outro lado, alguns defeitos que incomodaram muita gente foram consertados aqui, como o tamanho das palavras durante os textos. Além disso, a edição Deluxe também adicionou vestimentas e músicas que são exclusivas das novas versões.

Atelier Dusk Trilogy Deluxe Nady

Apesar de ter pequenos problemas, Atelier Dusk Trilogy Deluxe Pack é uma coletânea fantástica e um ótimo jeito de novas pessoas aproveitarem uma das melhores saga da franquia.

Não deixe que a questão dos jogos terem uma cara mais “fofa” te afastem da série. Atelier é uma experiência muito boa que pode ser divertida para aqueles que gostariam de experimentar um RPG diferente do que estamos acostumados a desfrutar com o gênero.

Atelier Dusk Trilogy Deluxe Wilbell


Atelier Dusk Trilogy Deluxe Pack é um pacote recomendadíssimo para os fãs de RPG e de jogos desta popular franquia desenvolvida pelo estúdio Gust da Koei Tecmo.

Apesar de não serem títulos atuais e ainda apresentarem problemas minúsculos, os três jogos são excelentes e fogem da fórmula tradicional do gênero, transbordando de um charme capaz de encantar qualquer um.

Versão utilizada para análise: Nintendo Switch
Análise produzida a partir de uma cópia digital cedida pela Koei Tecmo

Compartilhe:

O que você achou?

amei amei
0
amei
haha haha
0
haha
meh... meh...
0
meh...
eita! eita!
0
eita!
quê? quê?
0
quê?
Erick Figueiredo
Estudante de jornalismo, fã de café e dono do canal Carinha que Joga. É um fã incondicional de Sonic, tendo Sonic Adventure 2 como seu jogo favorito de toda a franquia. Gosta de quase todos os estilos de games, sendo principalmente um grande fã de JRPGs. Breath of Fire IV e Final Fantasy VIII são 2 de seus RPGs favoritos. Também curte a série MGS, Blazblue, Persona, Megaman e outras.