O próximo jogo da série de Utawarerumono, Shiro e no Michishirube, tem lançamento previsto para maio de 2026 e deve servir como um encerramento definitivo da franquia. A informação veio da edição mais recente da Famitsu, em entrevista com Naoya Shimokawa, diretor de operações, compositor e produtor da Aquaplus.
Lançada originalmente em 2002 como um RPG de estratégia e visual novel eroge, a série de fantasia acabou se tornando um grande sucesso no Japão. Essa crescimento rendeu múltiplas sequências, spin-offs e adaptações para anime, audiodrama e mangá. Com o passar dos anos, o passado adulto ficou cada vez mais distante, permitindo que a obra conquistasse também um público ocidental.
Como toda longa jornada, porém, essa também parece estar chegando ao fim. Segundo Shimokawa, Shiro e no Michishirube, o quinto título principal, marca o ponto em que o criador e roteirista Mumemitsu Suga finalmente contou todas as histórias que desejava explorar. Tirando conteúdos relacionados ao jogo mobile Lost Frag, não há planos concretos para continuar a franquia.
“Não sabemos o que pode acontecer com Utawarerumono no futuro distante, mas por enquanto queremos encerrar as coisas e focar no desenvolvimento de Jasmine e em novas propriedades intelectuais”, afirmou o produtor.
Anunciada em 2011, Jasmine é uma visual novel da Aquaplus que acabou sendo cancelada em 2015, mas foi retomada quase dez anos depois, em 2024. Até o momento, sabe-se apenas que o projeto conta com Yuichi Suzumoto (Clannad, Air) no roteiro e Hisashi Kawata, veterano de Utawarerumono, no design de personagens.
Para os fãs, resta torcer para que Shiro e no Michishirube entregue um encerramento à altura. Por enquanto, o jogo foi anunciado apenas para o Japão, com lançamento em 28 de maio de 2026 para PlayStation 5, Nintendo Switch 2 e PC (Steam).


