O novo título da franquia de terror da Konami, Silent Hill f, trará um foco renovado em combate, adicionando mecânicas que o aproximam de um típico game de ação. Com a inclusão de elementos como contra-ataques (parries) e esquiva, alguns chegaram a taxá-lo de “Souls-like”. Mas será que essa comparação faz sentido?
Para o produtor Motoi Okamoto, em entrevista à IGN na Gamescom 2025, não:
“Essa é uma das coisas que nós vemos bastante, o termo Souls-like sendo usado por aí na internet, e eu acho que isso é um rótulo um pouco insincero. Jogadores modernos veem coisas como barra de estamina, esquiva e falam, ‘Tá, é um Souls-like’, mas, sinceramente, muitas dessas coisas nós tiramos de títulos clássicos de Silent Hill.”

Okamoto cita Silent Hill 3 e 4, que já tinham barra de estamina e de carga para ataques. Em “SHf”, esses sistemas voltam repaginados na forma de uma barra de foco, que pode ser usada para estender o tempo de um contra-ataque e acumular energia para um golpe poderoso capaz de atordoar inimigos.
“Essas coisas não novas, nem exclusivas de jogos Souls-like. Elas fazem parte de jogos de ação e terror há muito, muito tempo. Hoje em dia, se você tem essas coisas já é rotulado Souls-like. Gostaríamos de reiterar que somos um jogo de ação e terror, mas não um Souls-like.”
Silent Hill f chegará mundialmente ao PlayStation 5, Xbox Series e PC daqui um mês, no dia 25 de setembro.