HOME > Seja um colaborador

Seja um colaborador

Você gosta do Japão, da cultura japonesa e, principalmente, de jogos japoneses? Sempre sonhou em escrever sobre videogame, mas nunca teve oportunidade? Então essa é a sua chance! Finalmente abrimos as portas para receber colaboradores em nosso time e se você acompanha e gosta do nosso trabalho, saiba que agora também pode fazer parte dele. 😍

PC / Colaborador

Tenha certeza de ler todo o conteúdo abaixo. Quando se juntar a nós, vamos assumir que você concorda com todos os termos propostos.

I.

Em primeiro lugar, saiba que a Densetsu é um site sem fins lucrativos, e portanto todo o seu trabalho será voluntário, ou seja, sem remuneração. Estamos buscando pessoas maiores de idade (maiores de 18 anos) que possuam boas habilidades de escrita, domínio da língua portuguesa, compreensão de textos em inglês, e que queiram crescer nessa área.

Você poderá usar a oportunidade para adicionar a experiência ao seu portfólio e/ou currículo, fazer novos contatos e amizades, e possivelmente até participar da Densetsu e de nossos futuros projetos de forma ainda mais próxima.

II.

Todo o conteúdo que você enviar para a Densetsu passará a ser de propriedade do site, podendo ser usado por nós como bem entendermos. Nós iremos revisar todo o seu texto, sempre buscando respeitar sua opinião e lhe dar os créditos pelo trabalho. Mudaremos somente o que acharmos necessário para tornar a leitura mais agradável e de acordo com o nosso formato (mais sobre isso em breve).

Não aceitaremos conteúdo publicado originalmente em outros veículos, ou com texto plagiado e/ou traduzido. Traduzir ou mencionar parte de um texto e providenciar seu devido crédito é uma coisa, mas postagens inteiras que foram tiradas diretamente de outro veículos é outra, e não toleramos isso de forma alguma. Se descobrirmos um texto dessa natureza, o colaborador será imediatamente removido da equipe e não iremos mais trabalhar com ele. O autor do plágio também pode vir a responder legalmente em casos mais extremos que sempre podem acontecer.

Caso aconteça de seu texto ser licenciado para ser reproduzido em algum livro e afins, procuraremos entrar em contato com você para lhe repassar parte do valor arrecadado.

III.

Você poderá participar como um “colaborador co-op” ou “fixo”.

Colaborador Co-op

Um colaborador co-op é nada mais, nada menos, que um autor convidado. Ele pode ser convidado diretamente por nós, ou pode pedir para participar, entrando em contato conosco através de redes sociais, e-mail, no ponto de ônibus, etc.

Ele deverá escrever artigos especiais que farão parte da nossa coluna “Co-op”. Seu artigo deve ser enviado através de um documento de texto anexado por e-mail. Se acharmos que o tópico abordado em seu artigo é bom e bem escrito, iremos publicá-lo e lhe dar os devidos créditos.

Colaborador Fixo

As coisas já mudam para um colaborador fixo. Quando você for aceito como um, iremos requisitar uma forma de entrar em contato direto com você através de Telegram ou Discord (nossos dois meios principais de mensagens instantâneas). Procure se manter ativo nessas redes, para que possamos sempre estar entrando em contato com você, lhe informando sobre qualquer coisa que precise a respeito de seus textos produzidos para o site. Feito isso, iremos lhe garantir acesso a uma conta no site, com nome de usuário e senha, que você poderá usar para escrever diretamente em nosso editor de texto.

Como um colaborador fixo, você está livre para postar sobre qualquer assunto relacionado a jogos japoneses (ou outros títulos com forte influência desses jogos), desde as notícias mais recentes até artigos especiais e análises. Nós daremos uma prioridade maior a postagens de notícias, com essas podendo ser revisadas e publicadas até um dia após o seu envio. Apreciamos muito artigos especiais e análises, mas entenda que esses levarão mais tempo para serem postados devido ao tamanho do texto e a prioridade diária de postagens de notícias.

Nesse papel, você terá mais obrigações mas também alguns benefícios! Todos os colaboradores fixos devem fazer no mínimo duas postagens por semana (com a semana começando na segunda e terminando no domingo). Fazendo isso com certa frequência, nós ficaremos felizes em lhe adicionar à nossa página de equipe e, dado um tempo com a equipe, poderá ter a chance de participar de uma variedade de oportunidades.

Formatação de texto

É imprescindível que colaboradores, ao escreverem para o site, sigam o nosso padrão de formatação de texto. Segue abaixo as “regrinhas”:

  • Justifique o texto;
  • Escreva um mínimo de 120 palavras;
  • Faça uso de imagens quando necessário para não transformar a leitura em algo maçante, porém cuidado para não deixar seu artigo poluído;
  • Evite traduções literais, procure sempre usar suas palavras e adicionar informações relevantes;
  • Use textos anteriores do site como base para a criação das suas postagens, pois eles podem te ajudar na introdução e conclusão;
  • Procure sempre pesquisar informações sobre o assunto tratado (o jogo sobre o qual o artigo fala) para incluir informações adicionais que podem não estar presentes na fonte, como história, detalhes do desenvolvimento ou alguma curiosidade;
  • Caso a postagem seja sobre trailers ou vídeos liberados, procure coloca-los no final do artigo;
  • Não esqueça de informar no final do texto a data e os consoles para os quais o jogo em questão será lançado, caso essa informação esteja disponível;
  • Cite a fonte no final do texto;
  • Não esqueça do título da sua notícia! Ele não pode ser muito longo e precisa ser chamativo;
  • Por último, mas não menos importante: escreva os nomes dos jogos, séries, franquias etc sempre em itálico e com iniciais em letra maiúscula. Por exemplo: “O jogo Final Fantasy XV ganhará uma DLC (…)”.

Acha que atende a todos os requisitos? Então envie um e-mail para contato@densetsugames.com.br com os dados a seguir e aguarde o nosso contato!

Instruções para envio do e-mail:

  • Identifique-se;
  • No campo “Assunto” coloque “Quero ser um colaborador co-op” ou “Quero ser um colaborador fixo”;
  • Conte-nos um pouco sobre você: seus Hobbies, jogos favoritos, cidade, e qualquer outra informação que achar relevante;
  • Escolha um jogo de seu interesse e crie uma notícia sobre ele. Salve o arquivo (.doc ou .pdf) e anexe junto ao e-mail. Esse texto servirá como base para que possamos verificar a sua forma de escrita;
  • Tudo pronto? Agora é só enviar!