Resident Evil Requiem: devs falam sobre ideia central do jogo, Grace, Raccoon City e mais

Uma eulogia aos 30 anos da série.


Durante o Capcom Spotlight desta quinta-feira (26/06), os desenvolvedores de Resident Evil Requiem compartilharam mais detalhes sobre a filosofia por trás do novo jogo. O vídeo divulgado se aprofunda na ideia central da obra e na nova protagonista, comenta os gráficos realistas e destaca o retorno à icônica Raccoon City.

Segundo o diretor Koshi Nakanishi e o produtor Masachika Kawata, Requiem chegou a ser pensado como um jogo online ou de mundo aberto. No entanto, logo ficou claro que não é isso que a maioria dos fãs de longa data querem ver. Assim, o nono título principal da franquia retorna ao formato tradicional: single-player e offline.

Vislumbre de uma versão de RE9 que possivelmente nunca veremos.

Tal como em Resident Evil 7, também dirigido por Nakanishi, o foco central de Requiem é o medo — mais especificamente, um “medo viciante” que faz o jogador, mesmo assustado, querer seguir em frente, descobrir o que vem a seguir e testar diferentes soluções para os desafios. Segundo o diretor, são esses momentos de superação que guiarão o jogador por toda a aventura.

Para amplificar o senso de medo e terror, Requiem apresenta uma protagonista inédita: Grace Ashcroft, “uma personagem que supera desafios com sagacidade e ingenuidade”. Ao contrário de nomes como Chris Redfield, Jill Valentine ou Leon S. Kennedy, ela não é uma super-heroína — é mais introvertida, frágil e hesitante. Ainda assim, como agente do FBI, é capaz de se virar quando necessário em situações de ação e combate com armas de fogo.

Como explica o diretor de arte Tomonori Takano, o design de Grace foi criado para refletir sua personalidade, especialmente por meio de seu cabelo curto e levemente ondulado. Embora o visual seja simples à primeira vista, reproduzir esses fios de forma realista foi um grande desafio. Para isso, a equipe usou uma peruca real como referência de movimento e contou com a tecnologia “Strand”, desenvolvida pelos colegas trabalhando no jogo Pragmata, garantindo cabelos extremamente naturais e detalhados.

Por fim, sobre o retorno à fictícia Raccoon City, os desenvolvedores destacam o desafio de revisitar um cenário tão marcante para a mitologia da série. Como o próprio título indica, a trama de Resident Evil Requiem será, de fato, um réquiem — uma homenagem ao passado que reforça o quão longe a franquia chegou ao longo de três décadas.

O novo jogo chegará mundialmente no dia 27 de fevereiro de 2026, um mês antes do aniversário de 30 anos da série. Ele estará disponível para PlayStation 5, Xbox Series e PC via Steam.

Confira abaixo as versões longa e curta do diário de desenvolvimento de Resident Evil Requiem:

Mensagem dos Criadores #1

Versão encurtada

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Minato

Aspirante a escritor e jornalista. Minato é um amante de jogos, cinema, seriados, histórias em quadrinhos, música e tudo relacionado ao Japão. É uma fábrica de ideias que está sempre produzindo cada vez mais, apesar de não colocar nem metade em prática. Seus jogos favoritos são Persona 3, Okami, Steambot Chronicles, Shin Megami Tensei: Nocturne, Portal 2 e a série Kingdom Hearts.

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