Durante o Capcom Spotlight desta quinta-feira (26/06), os desenvolvedores de Resident Evil Requiem compartilharam mais detalhes sobre a filosofia por trás do novo jogo. O vídeo divulgado se aprofunda na ideia central da obra e na nova protagonista, comenta os gráficos realistas e destaca o retorno à icônica Raccoon City.
Segundo o diretor Koshi Nakanishi e o produtor Masachika Kawata, Requiem chegou a ser pensado como um jogo online ou de mundo aberto. No entanto, logo ficou claro que não é isso que a maioria dos fãs de longa data querem ver. Assim, o nono título principal da franquia retorna ao formato tradicional: single-player e offline.


Tal como em Resident Evil 7, também dirigido por Nakanishi, o foco central de Requiem é o medo — mais especificamente, um “medo viciante” que faz o jogador, mesmo assustado, querer seguir em frente, descobrir o que vem a seguir e testar diferentes soluções para os desafios. Segundo o diretor, são esses momentos de superação que guiarão o jogador por toda a aventura.
Para amplificar o senso de medo e terror, Requiem apresenta uma protagonista inédita: Grace Ashcroft, “uma personagem que supera desafios com sagacidade e ingenuidade”. Ao contrário de nomes como Chris Redfield, Jill Valentine ou Leon S. Kennedy, ela não é uma super-heroína — é mais introvertida, frágil e hesitante. Ainda assim, como agente do FBI, é capaz de se virar quando necessário em situações de ação e combate com armas de fogo.
Como explica o diretor de arte Tomonori Takano, o design de Grace foi criado para refletir sua personalidade, especialmente por meio de seu cabelo curto e levemente ondulado. Embora o visual seja simples à primeira vista, reproduzir esses fios de forma realista foi um grande desafio. Para isso, a equipe usou uma peruca real como referência de movimento e contou com a tecnologia “Strand”, desenvolvida pelos colegas trabalhando no jogo Pragmata, garantindo cabelos extremamente naturais e detalhados.

Por fim, sobre o retorno à fictícia Raccoon City, os desenvolvedores destacam o desafio de revisitar um cenário tão marcante para a mitologia da série. Como o próprio título indica, a trama de Resident Evil Requiem será, de fato, um réquiem — uma homenagem ao passado que reforça o quão longe a franquia chegou ao longo de três décadas.
O novo jogo chegará mundialmente no dia 27 de fevereiro de 2026, um mês antes do aniversário de 30 anos da série. Ele estará disponível para PlayStation 5, Xbox Series e PC via Steam.
Confira abaixo as versões longa e curta do diário de desenvolvimento de Resident Evil Requiem:
Mensagem dos Criadores #1
Versão encurtada
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