HOME > Outros > DenKai #02 – Adaptações de jogos para outras mídias

DenKai #02 – Adaptações de jogos para outras mídias

Episódio 2 do podcast DenKai

Bem-vindos ao segundo episódio oficial do DenKai, o podcast da Densetsu Games, onde Mio, Minato e Shin falam sobre tudo relacionado ao universo dos jogos eletrônicos japoneses.

No episódio de hoje recebemos o nosso segundo convidado: Leandro Tovar da Nintendo Lovers. Com ele, demos uma olhada em algumas adaptações de jogos para outras mídias, como filmes, anime, mangá e mais.

Gostaríamos de agradecer a todos que ouviram o episódio anterior disponibilizado em 26 de dezembro e nos enviaram um feedback. Como sempre, pedimos que deixem suas sugestões, críticas e comentários gerais sobre o novo episódio nos comentários abaixo (ou enviem para contato@densetsugames.com.br). Se gostarem, não deixem de avaliar o DenKai em seu agregador favorito e compartilhar com seus amigos e colegas!

Considere nos apoiar através do Padrim ou PicPay. Sua contribuição será recompensada de várias formas!


💬 Comentários dos ouvintes

Nome ou apelido:
Silézio

 

O que você acha que é importante na adaptação de um jogo?
Roteiro

 

Cite um exemplo bom e um exemplo ruim de adaptação de jogo
Exemplo bom: Prince of Persia Exemplo ruim: Doom
Nome ou apelido:
Anderson da Rosa

 

O que você acha que é importante na adaptação de um jogo?
Tentar ao máximo se aproximar do jogo, mesmo sabendo que são mídias diferentes e é uma adaptação

 

Cite um exemplo bom e um exemplo ruim de adaptação de jogo
Silent Hill 1 é muito bom, mesmo não sendo a adaptado exatamente do 1°jogo, e de exemplos ruins temos vários mas acho que Super Mario o filme consegue fazer tudo e mais um pouco errado.
Nome ou apelido:
Jack Frost

 

O que você acha que é importante na adaptação de um jogo?
Fidelidade com a essência do jogo. Com os temas apresentados, com o clima, com as coisas que tornam o jogo essencial. Não precisa ser uma adaptação direta, mas tem que entender muito bem o que atrai os fãs para a obra em questão.

 

Cite um exemplo bom e um exemplo ruim de adaptação de jogo
Um ótimo exemplo de filme é o Mortal Kombat original. Ele entendia a essência exagerada e trash dos jogos antigos de MK. Um exemplo PÉSSIMO é os de Resident Evil: que de início, nos primeiros filmes, até entende um pouco da essência da franquia, mas depois vira uma bagunça pós-apocalíptica bizarra que nem parece ter saído da mesma franquia.
Nome ou apelido:
Pipimi

 

O que você acha que é importante na adaptação de um jogo?
Recriação de roteiro. Manter o exato mesmo roteiro de um jogo numa outra obra audiovisual pode não funcionar bem pela diferença nas estruturas de um jogo que segue o ciclo de apresentação de conflito, desafio e recompensa e a estrutura de atos de um filme por exemplo. Apesar do clamor do público sempre ser em favor da fidelidade à obra, diferentes mídias pedem diferentes formatos e um rpg de batalha por turno que seguisse um roteiro exatamente idêntico ao do jogo seria extremamente monótono pois a sensação de realização e grinding que existem no jogo não estão presentes num filme.

 

Cite um exemplo bom e um exemplo ruim de adaptação de jogo
Um ótimo exemplo de adaptação é Silent Hill, que utilizou um roteiro original para um universo já existente. Um exemplo pobre é a adaptação de games para cinema do jogo DOA, que imitou tão bem o jogo que a versão live action ficou tão ruim quanto.
Nome ou apelido:
Carlos

 

O que você acha que é importante na adaptação de um jogo?
Acho que uma das coisas mais importantes é que entendam e adaptem bem o “tom” do game e da franquia pras telas. Lógico que isso por si só não basta, mas acho que seria um erro enorme adaptar um jogo com tom sombrio e a série ser bem mais alegre. Vira outra coisa. Também é importante pegar bem os elementos que caracterizam a franquia e são caros aos fãs como a personalidade de cada personagem, o lore da franquia, localidades, músicas, etc.

 

Cite um exemplo bom e um exemplo ruim de adaptação de jogo
Acho que os exemplos bons que consigo pensar são apenas animações. Gosto das adaptações pra TV de Mega Man, Street Fighter e, vá lá, eu achava o desenho do Mario em The Super Mario Bros. Super Show muito engraçado quando eu era pequeno. Agora, adaptações ruins dá pra ficar o dia inteiro citando… Silent Hill, Resident Evil, Mortal Kombat, Zelda… Eu acho o desenho da Netflix de Castlevania bem adaptado, mas a série em si eu acho um saco de assistir porque acho o roteiro lento, chato, a animação é feia e tal, mas tem gente que gostou… (Aí um exemplo de adaptação bem feita quanto à lore e, em certo sentido, tom, mas que ainda assim é fail pra mim). Acho que o anime de Pokémon é bem adaptado também. Não sei quanto aos filmes. Eu gosto do primeiro e eu gostava do Pokémon 2000, mas acho que nenhum supera o primeiro. Also deus do céu o que é aquele Detetive Pikachu???
Nome ou apelido:
Rafael

 

O que você acha que é importante na adaptação de um jogo?
A aparência dos personagens e a história serem fiéis (ou quase) ao jogo

 

Cite um exemplo bom e um exemplo ruim de adaptação de jogo
Bom: Principe da Pérsia. Ruim: Resident Evil (A série de filmes live action).
Nome ou apelido:
Heavy

 

O que você acha que é importante na adaptação de um jogo?
Acho importante que seja não apenas uma transportação do jogo pra tela mas sim uma adaptação pra uma nova mídia. Afinal, o método narrativo do cinema é bem diferente dos consoles.

 

Cite um exemplo bom e um exemplo ruim de adaptação de jogo
Bom exemplo: Silent Hill. Apesar de misturar bastante elementos da série como um todo, ele une essas partes para que a história consiga chegar a um ponto satisfatório que integre o clima e reflita o jogo. Ruim: Super Mario Bross, Resident Evil, Doom, KOF. Todos esses foram filmes que tentaram apenas transportar o que estava nos consoles, o que se torna um horror nas telonas.

🔗 Links relacionados


🕒 Pontos de referência

  • 00:00:40 — O Retorno de Tovarina?
  • 00:04:17 — Introdução
  • 00:04:55 — Adaptações de jogos para outras mídias
  • 00:31:17 — Adaptações ruins
    • 00:37:45 até 00:38:25 — Spoilers para Resident Evil Vendetta
    • 00:51:02 até 00:51:34 — Spoilers para Silent Hill Revelation 3D
  • 00:46:32 — Bônus #1
  • 01:00:13 — Adaptações boas
  • 01:01:22 — Bônus #2
  • 01:13:18 — Adaptações anunciadas recentemente
  • 01:16:35 — Encerramento

🎵 Faixas musicais usadas

  • Pocky & Rocky 2 – Stage Clear
  • Wii Shop Channel
  • Catherine – It’s a Golden Show
  • Donkey Kong Country 3: Dixie Kong’s Double Trouble! – Mill Fever
  • Phoenix Wright: Ace Attorney – It Can’t End Here!
  • Persona 5 – King, Queen and Slave
  • The Legend of Zelda: Twilight Princess – Hyrule Field
  • The Messenger – The Arcane Shoppe
  • Resident Evil Director’s Cut – Basement
  • Tekken 3 – Jin Kazama (Arcade)
  • Silent Hill 2 – Heaven’s Night
  • Final Fantasy IV – The Prelude
  • Final Fantasy VI – Edgar & Sabin’s Theme
  • The Legend of Zelda: Skyward Sword – Silly Groose
  • Earthbound – Your Name Please
  • Yakuza 0 – ファースト・インプレッション
  • Super Mario Odyssey – Steam Gardens
  • Persona 3 – When the Moon’s Reaching Out Stars
  • Catherine – Rapunzel ~ Game Over ~

💌 Contato

Queremos saber o que você achou do nosso podcast! Nos envie seu feedback, sugestões e qualquer outra coisa que ache que deveríamos saber para contato@densetsugames.com.br


👀 Fique de olho!

Siga-nos nas redes sociais para não perder a chance de participar de futuros episódios do podcast! Aproveite também para nos acompanhar na Twitch, onde realizamos transmissões ao vivo com uma variedade de jogos japoneses e interagimos com a nossa audiência.

Facebook
Twitter
Instagram
Twitch


🤝 Conheça também os nossos podcasts parceiros!

Nintendo POWdcast
Podcast da Nintendo Lovers para fãs da Nintendo.

Compartilhe:
Densetsu
Densetsu
Se você gosta de escrever, é fã de jogos eletrônicos japoneses e gostaria de ver o seu texto publicado em nosso site, entre em contato conosco através do Facebook/Twitter ou envie o seu texto através do e-mail contato@densetsugames.com.br!
https://www.densetsugames.com.br