Foco em gameplay: a aposta da Gust pro futuro de Atelier

Estúdio considera sucesso de Ryza temporário e pensa na saúde da série a longo prazo.


A série Atelier sempre foi marcada por protagonistas femininas sonhando em se tornar grandes alquimistas, geralmente jovens carismáticas e com designs bem marcantes. Ainda assim, nenhuma chegou perto do fenômeno que foi Ryza, cujo visual atraente ajudou a impulsionar o sucesso massivo de sua trilogia. Porém, a Gust não parece acreditar que dá pra repetir essa fórmula indefinidamente.

Em entrevista ao portal Automaton, o chefe de estúdio Junzo Hosoi e o produtor Katsuto Kawauchi falaram sobre os rumos futuros da franquia. Segundo eles, a prioridade a longo prazo deve ser refinar a jogabilidade para fortalecer a presença da série no mercado internacional de JRPGs, onde Atelier vem crescendo, mesmo com o Japão ainda sendo seu principal público.

Ao colocar mais foco em gameplay, em vez de depender apenas de personagens e estética, a Gust quer elevar a série ao patamar das maiores franquias do gênero. Para Hosoi, o boom causado por Atelier Ryza, é visto como algo temporário, uma “bolha” difícil de sustentar sem evolução técnica e criativa.

A trilogia Atelier Ryza está disponível para PlayStation 5, Nintendo Switch 2, PS4, Switch e PC. No Steam, os três jogos estão em promoção até 23 de fevereiro, custando R$ 159,20 cada (20% de desconto) ou juntos por R$ 401,19 no bundle Secret Trilogy Deluxe Pack.

Compartilhe:

Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

amei amei
0
amei
haha haha
0
haha
meh... meh...
0
meh...
eita! eita!
0
eita!
Minato

Aspirante a escritor e jornalista. Minato é um amante de jogos, cinema, seriados, histórias em quadrinhos, música e tudo relacionado ao Japão. É uma fábrica de ideias que está sempre produzindo cada vez mais, apesar de não colocar nem metade em prática. Seus jogos favoritos são Persona 3, Okami, Steambot Chronicles, Shin Megami Tensei: Nocturne, Portal 2 e a série Kingdom Hearts.