A série Atelier sempre foi marcada por protagonistas femininas sonhando em se tornar grandes alquimistas, geralmente jovens carismáticas e com designs bem marcantes. Ainda assim, nenhuma chegou perto do fenômeno que foi Ryza, cujo visual atraente ajudou a impulsionar o sucesso massivo de sua trilogia. Porém, a Gust não parece acreditar que dá pra repetir essa fórmula indefinidamente.
Em entrevista ao portal Automaton, o chefe de estúdio Junzo Hosoi e o produtor Katsuto Kawauchi falaram sobre os rumos futuros da franquia. Segundo eles, a prioridade a longo prazo deve ser refinar a jogabilidade para fortalecer a presença da série no mercado internacional de JRPGs, onde Atelier vem crescendo, mesmo com o Japão ainda sendo seu principal público.

Ao colocar mais foco em gameplay, em vez de depender apenas de personagens e estética, a Gust quer elevar a série ao patamar das maiores franquias do gênero. Para Hosoi, o boom causado por Atelier Ryza, é visto como algo temporário, uma “bolha” difícil de sustentar sem evolução técnica e criativa.
A trilogia Atelier Ryza está disponível para PlayStation 5, Nintendo Switch 2, PS4, Switch e PC. No Steam, os três jogos estão em promoção até 23 de fevereiro, custando R$ 159,20 cada (20% de desconto) ou juntos por R$ 401,19 no bundle Secret Trilogy Deluxe Pack.
