Chegamos àquele momento do ano de novo. Ontem, 11 de dezembro, aconteceu a maior premiação do mundo dos games, a The Game Awards (TGA). Como de costume, o evento trouxe um bom espaço para títulos japoneses — alguns totalmente inéditos, outros já conhecidos do público — com novos trailers exibidos entre categorias.
Vamos dar uma olhada nesses oito jogos que assumiram os holofotes:
1. Pragmata (Capcom)
Anunciado em 2020, o futuro game de ação-aventura Pragmata continua avançando rumo ao seu lançamento agora confirmado para 24 de abril de 2026. No pré-show da TGA deste ano, a Capcom liberou uma demo gratuita na Steam e confirmou que, além de PC, PlayStation 5 e Xbox Series, o título também chegará ao Nintendo Switch 2.
Em Pragmata, o jogador controla Hugh e Diana, um bravo astronauta e uma garotinha androide. Juntos, os dois devem fugir de uma estação lunar dominada por uma IA hostil, unindo suas habilidades de hacking e tiro para eliminar ameaças robóticas no caminho de volta à Terra.
2. Stupid Never Dies (GPTRACK50)
Com um espírito punk/emo bem anos 2000, Stupid Never Dies é um novo RPG de ação ambientado em um mundo de monstros. A história segue Davy, um jovem zumbi determinado a passar por cima de lobisomens, reptilianos, esqueletos e o que mais aparecer para trazer de volta sua amada Julia, uma líder de torcida congelada.
A jogabilidade traz batalhas dinâmicas e frenéticas, cheias de combos e explosões. É possível evoluir o herói morto-vivo e equipá-lo com várias melhorias bizarras adquirir habilidades roubadas dos próprios inimigos.
Ainda sem data de lançamento, Stupid Never Dies chega em 2026 para PS5 e PC (Steam).
3. Resident Evil Requiem (Capcom)
Com o nono título principal de Resident Evil se aproximando, os fãs já contam os dias para revisitar a cidade onde tudo começou e encarar os novos horrores que Requiem promete. Só que Raccoon City não é o único retorno de peso, já que Leon S. Kennedy também está de volta.
Pra quem é bem antenado nos bastidores da série, esse reencontro talvez não seja tão chocante. Rumores sobre a presença de Leon vinham circulando desde antes do anúncio de RE9. Porém, a grande pisada na bola veio da Sony. Faltando apenas dois dias para a revelação oficial na TGA, uma arte mostrando o herói mais velho apareceu na PlayStation Store, estragando a surpresa e confirmando de vez o vazamento.

Mesmo assim, a novidade anima. Leon será um dos protagonistas de Resident Evil Requiem, dividindo o papel com a estreante Grace Ashcroft. Em meio a um novo mistério, as histórias dos dois se entrelaçam e jogadores poderão vivenciar o terror de formas diferentes, explorando um lado mais vulnerável e psicológico na pele da jovem analista do FBI, e sentindo a adrenalina com o lendário agente em ação.
O game chegará em 27 de fevereiro de 2026 para PS5, Xbox Series, Switch 2 e PC.
4. Gang of Dragon (Nagoshi Studio)
Quando Toshihiro Nagoshi, criador da série Yakuza, deixou a Sega ali no final de 2021 para formar seu próprio estúdio, ninguém sabia exatamente que tipo de jogo ele faria. Bom, a resposta veio agora na TGA. O próximo projeto de Nagoshi é, essencialmente, Yakuza numa nova embalagem, ou algo que, pelo menos, carrega o mesmo DNA.
Em Gang of Dragon, mergulhamos no submundo criminoso de Shinjuku, encarando brigas de rua e construindo laços intensos com personagens marcantes. Se isso soa familiar, é porque é a mesma premissa do semelhantemente intitulado Like a Dragon (Yakuza).

A diferença mais evidente está no protagonista. Em vez do estiloso e dramático Kiryu, temos Shin Ji-seong, um membro da máfia coreana que atua em Kabukicho e que, graças à interpretação do aclamado Ma Dong-seok, ostenta o carisma bruto de uma geladeira LG. Fora isso, ainda veremos até onde vão as semelhanças e onde começam as diferenças entre Gang of Dragon e Like a Dragon.
Por enquanto, o título está confirmado apenas para PC (Steam), mas é provável seja anunciado para mais plataformas eventualmente.
5. Orbitals (Shapefarm/Kepler Interactive)
Exclusivo para Nintendo Switch 2, Orbitals trará em 2026 uma premissa bem simples e direta: uma aventura intergaláctica co-op com um estilo anime retrô. Como os exploradores Maki e Omura, dois jogadores deverão enfrentar os perigos das estrelas em busca de sua estação espacial que se perdeu numa tempestade cósmica.
Mais detalhes ainda serão divulgados, mas logo de cara é possível notar semelhanças à jogabilidade de Split Fiction. Com tela dividida, jogadores ajudarão um ao outro em fases de plataforma, puzzles e combate no espaço, e será preciso usar a cachola, ter coragem e trabalhar em equipe para se aventurar pelo desconhecido e salvar seu lar.
6. Ace Combat 8: Wings of Theve (Bandai Namco)
Talvez a maior revelação da noite para muitos, o oitavo Ace Combat finalmente foi anunciado! A icônica série de ação e simulação de combate aéreo retorna, desta vez não só levando jogadores aos céus, mas também ao chão, ainda mais próximos da história dos pilotos que arriscam suas vidas em voo.
No trailer revelado na TGA, podemos ver um pouco das tradicionais batalhas de alta velocidade da série e também cenas em primeira pessoa no porta-aviões Endurance. Por enquanto, só podemos ficar no aguardo por mais detalhes, mas já sabemos que pelo menos em 2026 teremos um novo Ace Combat no PS5, Xbox Series e PC (Steam).
7. Nioh 3 (Koei Tecmo)
Nioh 3, já confirmado para 6 de fevereiro de 2026 no PS5 e PC (Steam), fez uma breve aparição na TGA com novidades empolgantes para os fãs. A primeira é que, uma semana antes do lançamento, o RPG de ação receberá uma demo que poderá ser jogada solo ou em co-op entre até três jogadores. Melhor ainda: o progresso dessa prévia poderá ser transferido para a versão completa, permitindo seguir a aventura de onde parou.
A apresentação também revelou novos bônus de pré-venda. Os jogadores que garantirem suas cópias antecipadamente terão acesso às armaduras “Youngblood Armor (Samurai)” de William, protagonista do primeiro jogo, e “Lone Wolf’s Armor (Ninja)”, associada a Hiddy, o herói ou heroína personalizável de Nioh 2.
8. Mega Man: Dual Override (Capcom)
Pelo segundo ano seguido, quem fechou a TGA com chave de ouro foi a Capcom. No ano passado, a empresa deixou todos boquiabertos ao anunciar a tão sonhada sequência de Okami. Desta vez, é Mega Man que está de volta com seu décimo-segundo título principal, Dual Override.
Previsto para 2027 em todos os consoles atuais e PC, o novo jogo celebra os 40 anos da franquia trazendo de volta a clássica e adorada jogabilidade estilo 2D. Ademais, o game terá um toque inesperado, graças a um concurso global de design de Mestre Robô, permitindo que fãs contribuam diretamente com a criação de um dos chefes da aventura.

Entre 12 de dezembro de 2025 e 2 de janeiro de 2026, usuários do X (antigo Twitter) poderão enviar seus próprios designs de personagem para concorrer à chance de vê-los implementados no jogo. A única exigência é que o futuro chefe siga o conceito base de um robô com um braço aspirador. No site oficial estão reunidos todos os detalhes do concurso, incluindo instruções completas e regras de participação.
Enfim, esses foram os principais destaques de títulos japoneses futuros na The Game Awards 2025. Qual desses você está mais esperando? Não deixe de comentar!
