Não, Silent Hill f não é Souls-like

Rótulo não agrada produtor do jogo.


O novo título da franquia de terror da Konami, Silent Hill f, trará um foco renovado em combate, adicionando mecânicas que o aproximam de um típico game de ação. Com a inclusão de elementos como contra-ataques (parries) e esquiva, alguns chegaram a taxá-lo de “Souls-like”. Mas será que essa comparação faz sentido?

Para o produtor Motoi Okamoto, em entrevista à IGN na Gamescom 2025, não:

“Essa é uma das coisas que nós vemos bastante, o termo Souls-like sendo usado por aí na internet, e eu acho que isso é um rótulo um pouco insincero. Jogadores modernos veem coisas como barra de estamina, esquiva e falam, ‘Tá, é um Souls-like’, mas, sinceramente, muitas dessas coisas nós tiramos de títulos clássicos de Silent Hill.”

Screenshot de Silent Hill f.

Okamoto cita Silent Hill 3 e 4, que já tinham barra de estamina e de carga para ataques. Em “SHf”, esses sistemas voltam repaginados na forma de uma barra de foco, que pode ser usada para estender o tempo de um contra-ataque e acumular energia para um golpe poderoso capaz de atordoar inimigos.

“Essas coisas não novas, nem exclusivas de jogos Souls-like. Elas fazem parte de jogos de ação e terror há muito, muito tempo. Hoje em dia, se você tem essas coisas já é rotulado Souls-like. Gostaríamos de reiterar que somos um jogo de ação e terror, mas não um Souls-like.”

Silent Hill f chegará mundialmente ao PlayStation 5, Xbox Series e PC daqui um mês, no dia 25 de setembro.

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Minato

Aspirante a escritor e jornalista. Minato é um amante de jogos, cinema, seriados, histórias em quadrinhos, música e tudo relacionado ao Japão. É uma fábrica de ideias que está sempre produzindo cada vez mais, apesar de não colocar nem metade em prática. Seus jogos favoritos são Persona 3, Okami, Steambot Chronicles, Shin Megami Tensei: Nocturne, Portal 2 e a série Kingdom Hearts.