McLanche Infeliz: Campanha de Pokémon do McDonald’s Japão gera problemas

Não é só a Equipe Rocket que corre atrás do Pikachu.


Uma parceria entre a rede de fast food McDonald’s com a franquia Pokémon no Japão deu o que falar este mês. O que era para ser uma simples promoção de McLanche Feliz/Happy Meal com brinde de brinquedos e cartas de edição limitada dos monstrinhos de bolso acabou resultando em dor de cabeça e desperdício de comida.

Entre os dias 9 e 11 de agosto, os clientes que comprassem o lanche infantil em qualquer loja do McDonald’s no Japão receberiam um boneco temático e dois pacotes de cartas colecionáveis do Pokémon TCG. A maioria das cartas era apenas reaproveitada de coleções anteriores, com o detalhe do logo do McDonald’s estampado. Porém, o que virou alvo dos colecionadores foi uma carta exclusiva e limitada do Pikachu, inclusa em todos os pacotes de brinde do McLanche Feliz.

Não deu outra: a ação atraiu os famigerados scalpers, que correram para os McDonald’s em busca de comprar Happy Meals em massa e depois revender as cartas por preços inflacionados. O resultado foi uma verdadeira correria por pacotinhos, com filas enormes nas lojas e, pior ainda, um enorme desperdício de comida, já que muitos dos lanches acabaram sendo simplesmente descartados

A campanha, que deveria durar três dias, acabou em menos de 24 horas. Em várias unidades, montanhas de lanches ficaram largadas nos balcões, e os que chegaram a deixar as premissas foram encontrados jogados nas ruas.

Relatos nas redes sociais, apontam que boa parte dos aproveitadores eram revendedores chineses, que usaram o aplicativo do McDonald’s para driblar o limite de cinco lanches por pessoa imposto em algumas lojas. Um chegou até a ser flagrado dentro de um restaurante editando capturas de tela para alterar o número de pedidos feitos no app.

Essential Japan

Essa, claro, não é a primeira e provavelmente nem a última vez que um brinde do McDonald’s gera dor de cabeça. Em países como o Brasil e Estados Unidos, a rede já evita parte do problema ao permitir que os clientes comprem apenas o brinquedo, sem precisar levar o lanche. Entretanto, no Japão, é só comprando o McLanche Feliz mesmo.

Como é de costume entre empresas japonesas quando surge algum transtorno, o McDonald’s emitiu um pedido de desculpas ao público. Eles também garantiram que, em futuras campanhas, pretendem aplicar limites mais rígidos na compra dos lanches.

Compartilhe:

Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

amei amei
0
amei
haha haha
0
haha
meh... meh...
1
meh...
eita! eita!
1
eita!
Minato

Aspirante a escritor e jornalista. Minato é um amante de jogos, cinema, seriados, histórias em quadrinhos, música e tudo relacionado ao Japão. É uma fábrica de ideias que está sempre produzindo cada vez mais, apesar de não colocar nem metade em prática. Seus jogos favoritos são Persona 3, Okami, Steambot Chronicles, Shin Megami Tensei: Nocturne, Portal 2 e a série Kingdom Hearts.