Uma parceria entre a rede de fast food McDonald’s com a franquia Pokémon no Japão deu o que falar este mês. O que era para ser uma simples promoção de McLanche Feliz/Happy Meal com brinde de brinquedos e cartas de edição limitada dos monstrinhos de bolso acabou resultando em dor de cabeça e desperdício de comida.
Entre os dias 9 e 11 de agosto, os clientes que comprassem o lanche infantil em qualquer loja do McDonald’s no Japão receberiam um boneco temático e dois pacotes de cartas colecionáveis do Pokémon TCG. A maioria das cartas era apenas reaproveitada de coleções anteriores, com o detalhe do logo do McDonald’s estampado. Porém, o que virou alvo dos colecionadores foi uma carta exclusiva e limitada do Pikachu, inclusa em todos os pacotes de brinde do McLanche Feliz.

Não deu outra: a ação atraiu os famigerados scalpers, que correram para os McDonald’s em busca de comprar Happy Meals em massa e depois revender as cartas por preços inflacionados. O resultado foi uma verdadeira correria por pacotinhos, com filas enormes nas lojas e, pior ainda, um enorme desperdício de comida, já que muitos dos lanches acabaram sendo simplesmente descartados
A campanha, que deveria durar três dias, acabou em menos de 24 horas. Em várias unidades, montanhas de lanches ficaram largadas nos balcões, e os que chegaram a deixar as premissas foram encontrados jogados nas ruas.
Relatos nas redes sociais, apontam que boa parte dos aproveitadores eram revendedores chineses, que usaram o aplicativo do McDonald’s para driblar o limite de cinco lanches por pessoa imposto em algumas lojas. Um chegou até a ser flagrado dentro de um restaurante editando capturas de tela para alterar o número de pedidos feitos no app.




Essa, claro, não é a primeira e provavelmente nem a última vez que um brinde do McDonald’s gera dor de cabeça. Em países como o Brasil e Estados Unidos, a rede já evita parte do problema ao permitir que os clientes comprem apenas o brinquedo, sem precisar levar o lanche. Entretanto, no Japão, é só comprando o McLanche Feliz mesmo.
Como é de costume entre empresas japonesas quando surge algum transtorno, o McDonald’s emitiu um pedido de desculpas ao público. Eles também garantiram que, em futuras campanhas, pretendem aplicar limites mais rígidos na compra dos lanches.